Benneton estreante do ano, Mika atleta do ano e hepta campeã mundial, tudo isso rolou em Tarifa, Espanha, entre os dias 02 e 07/06. Na mesma semana teve a segunda etapa e última do Qatar Airways GKA Big Air Kite World Cup 2023, e a premiação de gala do Qatar Airways GKA Awards. Foram muitos prêmios e pódios entregues, no GKA Awards foram 9 categorias premiadas e no GKA Big Air foram 7 pódios diferentes.
O evento foi a parada final do ano no modalidade Big Air Twin-Tip. E foram coroados os grandes vencedores do tour. No feminino a nossa guerreira cearense Mikaili Sol, levou para casa o seu 7º título mundial, com seus incríveis 18 anos, a jovem está dando show e tirando onda no circuito. Entre os homens, quem levou a melhor foi o italiano Andrea Principi, que com apenas 18 anos também, leva pelo segundo ano consecutivo o título de campeão do circuito.
Infelizmente, a competição de Strepless perdeu a participação do atual campeão mundial e um dos maiores nomes da cena do esporte. Após a primeira rodada, o italiano Airton Cozzolino voltou à sua casa em Cabo Verde e agravou uma antiga lesão na costela, tirando-o da luta pelo título. E com a ausência do favorito, o australiano James Carew levou a melhor. E entre as mulheres foi a suíça Camille Losserand que venceu a final após uma batalha intensa com a francesa Capucine Delannoy.
No Big Air Hydrofoil o título ficou com o francês Charles Brodel, que foi seguido pelo holandês Jamie Overbeek e pelo dominicano Joselito del Rosario. Esse foi o quinto título mundial do francês, que mantém a sua liderança na categoria, porém agora com os mais jovens chegando cada vez mais perto.
E no meio do campeonato, no dia 03/06, rolou a premiação do QATAR AIRWAYS GKA AWARDS. O evento contou com muita emoção entre as 9 categorias que foram premiadas. O intuito do evento foi homenagear os grandes atletas do esporte que só vem crescendo.
E os brazucas marcaram presença na premiação com os jovens destaques Gabriel Benneton e Mikaili Sol. O Gabriel foi o escolhido para o premio de estreante do ano de 2022, após a sua incrível performance na modalidade de Strepless, alcançando a segunda colocação no mundial do ano passado. A Mika dispensa comentários, ela alcançou no ano passado o seu sexto título mundial, e venceu na votação popular como a atleta do ano.
CONFERE OS RESULTADOS E OS HIGHLIGHTS DO QATAR AIRWAYS GKA BIR AIR
Masculino Big Air Twin-Tip Circuito
1. Andrea Principi – ITA
2. Liam Whaley – ESP
3. Lorenzo Casati – ITA
Masculino Big Air Twin-Tip Tarifa
1. Andrea Principi – ITA
2. Cohan van Dijk – HOL
3. Lorenzo Casati – ITA
4. Giel Vlugt – HOL
Masculino Big Air Surfboard Circuito
1. James Carew – AUS
2. Marc Garriga – ESP
3. Kiko Roig – ESP
4. Keanu Merten – ALE
Hydrofoil Big Air
1. Charles Brodel – FRA
2. Jamie Overbeek – HOL
3. Joselito del Rosario – DOM
Feminino Strepless Big Air
1. Camille Losserand – SUI
2. Capucine Delannoy – FRA
3. Mikaili Sol – EUA
Feminino Big Air Twin-Tip Circuito
1. Mikaili Sol – EUA
2. Nathalie Lambrecht – SUE
3. Angely Bouillot – FRA
Feminino Big Air Twin-Tip Tarifa
1. Mikaili Sol – EUA
2. Nathalie Lambrecht – SUE
3. Zara Hoogenraad – HOL
4. Angely Bouillot – FRA
CONFERE OS HIGHLIGHTS E AS PREMIAÇÕES DO QATAR AIRWAYS GKA AWARDS
Atleta masculino do ano – Gian Maria Coccoluto
Atleta feminina do ano – Mikaili sol
Manobra masculina do ano – Andrea principi
Manobra feminina do ano – Zara Hogenraad
Estreante do ano – Gabriel Benetton
Foto do ano – Samuel Cardenas e Sergio Turegano
Vídeo do ano – Lidewij Hartog e Airton Cozzolino
Prémio das lendas – Mitu Monteiro
Siga para as novidades:
@gkakiteworldtour
VEJA O CALENDÁRIO DE EVENTOS NA LKB
EVENTOS DE KITE (clique aqui)