(Photo: GKA image content/ photo: @romantsovaphoto)
A Praia de Iracema em Fortaleza, Ceará, foi palco do campeonato inédito: o Super Foil Brasil 2020. O evento, que aconteceu entre os dias 10 e 14 de novembro, consagrou os campeões nos esportes Kitesurf Hydrofoil e Wing Foil.
O show de manobras foi garantido!
O nível dos atletas do Kite Hydrofoil Freestyle e Wing Foil resultou em baterias de altíssimo nível.
(Photo: GKA image content/ photo: @romantsovaphoto)
As performances em estilo livre seguiram o mesmo estilo de pontuação usado no surf mundial, com a realização de baterias com variações de 9 a 7 minutos, os atletas foram avaliados por três importantes critérios: a dificuldade técnica apresentada, a qualidade da execução de cada manobra e a variedade de movimentos.
No Kite Hydrofoil Freestyle, a bateria final foi entre o americano Fred Hope e o francês Charles Brodel. Considerado favorito, o americano confirmou o talento e sagrou-se campeão.
Resultados Kitesurf Hydrofoil Freestyle:
1. Fred Hope
2. Charles Brodel
3. Maxime Chabloz
4. Titouan Galea
(Photo: GKA image content/ photo: @romantsovaphoto)
O Wing Foil abriu o último dia de competição levando í final um duelo de gigantes, com Titouan Galea, da Nova Caledônia, enfrentando o suíço considerado melhor do mundo em freestyle, Balz Muller. Titouan ganhou fechando 26.83 pontos contra 24.17 do suíço, o que mostra o excelente nível de disputa entre eles.
(Photo: GWA image content/ photo: @romantsovaphoto)
‘Sem dúvida, o favoritismo era do Balz, mas acredito que minha performance no surf foi o diferencial para esse resultado.’
Os brasileiros Fernando Novaes e Kauli Seadi disputaram 3º e 4º lugares, após caírem nas semi-finais da competição. Fernando levou a melhor e Kauli finalizou em 4º.
Dentre as mulheres apenas três competiram no Wing Foil. A vitória foi da argentina Leysa Perotti, com a tcheca Paula Novtna em 2º, e a brasileira Lyana Maia em 3º, que comemorou:
‘Para mim foi uma honra enorme fazer minha estréia em um evento tão importante. Exige muita técnica, é difícil, mas é sensacional ser pioneira no Wing Foil’.
(Photo: GWA image content/ photo: @romantsovaphoto)
AÇÃO AMBIENTAL
No último dia de competição, o Superfoil realizou um belo trabalho de consciência ambiental. Cientes de que as pipas de kite não tem apelo reciclável e são descartadas diretamente nos lixões, a organização encomendou mochilas feitas pela Green Bag Brasil, que capta velas de kite antes do descarte, desinfeta e os leva para através de corte e costura, se tornarem mochilas e bolsas. Um exemplo de empreendedorismo ambiental e social a ser divulgado mundo afora pelo Superfoil.
E ainda neste sábado, í s 10h, haverá uma ação de limpeza subaquática no local em que o evento foi realizado. Com a presença de mergulhadores, a limpeza subaquática nos desperta a ampliar a percepção de como o mar precisa da nossa atenção e posicionamento no combate a poluição e lixo, algo urgente e importantíssimo. Fortaleza agradece e deseja que mais eventos possam seguir o exemplo do Superfoil Brasil 2020.
(Photo: GWA image content/ photo: @romantsovaphoto)