(IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
Entre os dias 11 e 17 de Outubro, aconteceu o Campeonato Mundial de FORMULA KITE na Sardenha, Itália. E ontem (17), após regatas alucinantes e condições desafiadoras, os campeões mundiais da classe olímpica foram coroados.
VALE LEMBRAR!
O KITESURF ENTRA NAS OLIMPíADAS 2024 (veja AQUI)
O campeonato, que aconteceu na raia de Torregrande, foi o primeiro mundial oficialmente dentro do ciclo olímpico 20-2024. Foi uma grande disputa entre 138 atletas – 89 homens e 49 mulheres – de 34 países e 6 continentes. É a maior frota de Kitefoil da história, cortesia de um crescente interesse global por conta das Olimpíadas.
(IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
Após 5 dias intensos de regatas técnicas e acirradas, a norte-americana Daniela Moroz venceu e conquistou o seu quinto título mundial consecutivo, ao lado do jovem francês Théo de Ramecourt que batalhou estrategicamente para conseguir o seu primeiro título mundial.
‘Estou muito feliz por ser penta campeã!
Parece muito surreal e ainda não processei. Estou absorvendo e curtindo.Foi uma semana muito dura e com todas as condições. Então, no final, tudo se resume í última corrida. Definitivamente, estava um pouco nervosa esta manhã, mas consegui superar isso.’
RESULTADOS FORMULA KITE – OPEN
FEMININO
1. Daniela Moroz (USA)
2. Ellie Aldridge (GBR)
3. Lauriane Nolot (FRA)
(Pódio Feminino / IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
Com o evento sendo o primeiro mundial dentro do ciclo olímpico, De Ramecourt sabia sobre o peso da competição e a importância de conquistar o título. De fato, os holofotes brilharam sobre a sua vitória na cena da classe FK.
‘Estou muito feliz! Afinal foi intensa, mas tentei dar um passo de cada vez e dar o meu melhor.
É uma sensação tão boa. Muito, muito feliz! Faz uma grande diferença porque as Olimpíadas estão se aproximando.’
RESULTADOS FORMULA KITE – OPEN
MASCULINO
1. Théo de Ramecourt (FRA)
2. Axel Mazella (FRA)
3. Riccardo Pianosi (ITA)
(Pódio Masculino / IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
CONFIRA O DEPOIMENTO DOS CAMPEÕES MUNDIAIS:
(IKA YouTube channel content)
O Brasil contou com a participação de 3 riders e foi muito bem representado pelos atletas MARIA DO SOCORRO REIS, BRUNO LOBO E CLAUDIO ANDRÉ CRUZ.
E deu pódio!
A Socorrinho andou na Flotilha ‘Silver’ (prata) do feminino, na qual ficou com a 13ª colocação geral e com a 3ª colocação na categoria MASTER.
‘Foi o meu primeiro mundial! Muito legal participar e ver que o nível das mulheres está muito alto.
Uma condição muito técnica, leitura de raia difícil e acabei sendo penalizada sobre o meu resultado geral por alguns pontos técnicos que eu não tinha conhecimento e depois foi difícil recuperar. Mas serviu muito o aprendizado!
Foi muito gratificante estar aqui, aprender, ver o que tem que melhorar e tô voltando com muita coisa em mente e dever de casa pra fazer. Vamos focar nesses 2 anos pré Olimpíadas e esse é meu foco! Posso e vou melhorar para voltar mais forte no próximo mundial!
Gostaria muito de agradecer a todos os que torceram por mim e aos meus patrocinadores, Fribal e Governo do Maranhão e aos apoiadores, Destak Transportes, Posto Aliança, OKP, Botica Empório Fitness, Dalwind e Ozone Kites. Sem esse suporte e ajuda eu não estaria aqui representando o nosso país.
Muito obrigada pela força e ajuda de todos. Vamos com tudo!’
(Pódio feminino master / IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
E o nosso penta campeão brasileiro e ouro nos Jogos Pan-americanos, Bruno Lobo, voou na raia e andou na Flotilha ‘Gold’ (ouro) ao lado dos melhores do mundo, terminando da 18ª colocação.
‘Realmente uma competição de altíssimo nível!
Praticamente 90 atletas no masculino e 50 no feminino, deu pra sentir que está competitivo.Já estava há 2 anos sem competir na Europa, então acredito que o resultado foi positivo. Claro que eu esperava estar ali entre os 10 primeiros, mas não velejei muito bem no último dia de condição de vento fraco. Usei meu kite 21 que acaba tendo muito arrastro, sem muita performance, enquanto os demais estavam de kite 19.
Mas resumindo, o saldo foi positivo diante da falta de ritmo de competição. Agora é focar para o próximo ano e, para este, ainda terá a etapa do campeonato brasileiro.
No ano que vem, terei mais tempo livre para competir e acredito que será uma mudança de chave grande na minha performance. Pegar o ritmo de competição e brigar lá na frente, com certeza. Tô na expectativa!’
(Atleta Bruno Lobo /IKA Media content / photo: Robert Hajduk)
RESULTADOS FORMULA KITE – MASTER
FEMININO
1. Benyapa Jantawan (THA)
2. Marta Sanchez (ESP)
3. Maria do Socorro Reis (BRA)
MASCULINO
1. Ejder Ginyol (TUR)
2. James Johnsen (DEN)
3. Chavdar Alexandrov (BUL)
RESULTADOS FORMULA KITE – GRAND MASTER MASCULINO
1. James Johnsen (DEN)
2. Chavdar Alexandrov (BUL)
3. Kari Eisenhut (SUI)
VEJA OS RESULTADOS COMPLETOS:
CAMPEONATO MUNDIAL DE FORMULA KITE 2021
Saiba mais:
formulakite.org
Acompanhe:
@kiteclasses
(IKA Media content / photo: Robert Hajduk)