(Photo de destaque: by uniqsurface on Unsplash)
Além de lindo e performático, o Kitesurf é um esporte que desperta sensações como liberdade e bem-estar!
Porém, é de suma importância que os seus praticantes, dos menos aos mais experientes, façam o esporte de forma consciente e segura para evitar transtornos e até graves acidentes. Afinal, o Kitesurf é um esporte radical e pode oferecer riscos.
Uma das maneiras é trabalhar com a ‘antecipação de riscos’ e, desse modo, evitar problemas.
Conheça algumas REGRAS DE PRIORIDADE E PREFERÊNCIA importantes no nosso esporte.
(Photo by Louis Hansel @shotsoflouis)
REGRAS BÁSICAS DE PREFERÊNCIA NO KITESURF
REGRA ‘MÁXIMA’ – use sempre o BOM SENSO e seja CONSCIENTE e COLABORATIVO!
Ser consciente, responsável e solidário ajuda a evitar muitos problemas.
1. O velejador que está em terra rumo á água TEM PREFERÊNCIA em relação ao que está na água e quer sair (exceto em situação de perigo eminente na água).
2. Um velejador que está surfando uma onda (Kitewave) TEM PREFERÊNCIA em relação aos outros, onde este (o surfista) segue a sua rota na onda e os outros manobram para dar a passagem. Caso exista um velejador surfando uma onda e um outro em terra, entrando na água, passa a valer a regra 1 (velejador em terra que está entrando na água tem preferência).
3. Quando temos velejadores em sentidos contrários (um na direção do outro) e na mesma rota (rota de colisão), o velejador que vai com a ‘mão direita na frente’ TEM PREFERÊNCIA e deve manter a sua rota e subir o Kite na janela de vento. O velejador que vai com a ‘mão esquerda na frente’ deve manobrar para dar a passagem: ou arribar (downwind) descendo o kite na janela de vento ou fazer a transição e velejar para o sentido oposto.
4. Quando temos velejadores em sentidos contrários (um na direção do outro) e em rotas diferentes, o velejador que está mais ‘a baixo’, a sotavento (downwind) deve descer o seu Kite na janela de vento, enquanto o velejador que está mais ‘acima’, a barlavento (upwind), deve subir o seu Kite na janela de vento. Dessa maneira, evita-se a colisão de velas e enredamento de linhas – Regra de Ouro!
5. Quando temos velejadores navegando no mesmo sentido, o velejador que vai à frente e com menor campo de visão da situação TEM PREFERÊNCIA em relação ao velejador que vai atrás. O velejador que vai atrás deve estar atento, se antecipar e manobrar caso o velejador com prioridade altere sua rota.
6. Levando em consideração a mesma situação da regra acima – velejadores navegando no mesmo sentido – quando o que vai atrás está mais veloz e quer ultrapassar o que vai à frente, essa ultrapassagem deve ser feita a sotavento (downwind) e com uma distância segura do outro velejador, facilitando o campo de visão.
7. Um velejador sem a prancha nos pés (flutuando) TEM PREFERÊNCIA em relação aos velejadores que estão velejando.
8. Em saltos e manobras aéreas, o velejador que vai executar a manobra deve assegurar-se de que há uma área com espaço seguro e livre o suficiente – mínimo de 30 metros (1 comprimento de linhas) livres atrás (upwind) e 50 metros (2 comprimentos de linha) livres a frente (downwind).
Confira os vídeos abaixo, que ajuda a ilustrar algumas dessas Regras de Preferência no Kitesurf:
(MH Kiteschool YouTube channel content)
(Kite-Surf-College Tutorials and Tricks YouTubeannel content)
REGRAS BÁSICAS DE PRIORIDADE
. Em suma, TEM PRIORIDADE quem tem capacidade de manobra reduzida (menos capacidade de se movimentar e se deslocar ‘para fora’ de qualquer situação de risco).
. Banhistas (dentro e fora da água), esportes aquáticos não motorizados: SUP, caiaque, surf, windsurf, canoa, entre outros, TEM PRIORIDADE em relação ao Kitesurf, ou seja, os kitesurfistas devem dar a preferência a todos esses citados e outros similares.
. O Kitesurf TEM PRIORIDADE em relação í s embarcações motorizadas de recreio (lanchas, Jet Skis, botes com motor e outros), ao menos que essas embarcações estejam engajadas em pesca ou outra atividade de trabalho, ou navegando em um canal náutico demarcado. Em caso de embarcações ancoradas, os Kitesurfistas devem manter uma distância mínima de 2 comprimentos de linha (50m).
. Mais uma vez, use a REGRA ‘MÁXIMA’ – use sempre o BOM SENSO e seja CONSCIENTE e COLABORATIVO! Muitas pessoas e praticantes de esportes não tem conhecimento dessas regras de preferência e prioridade.
VALE FICAR LIGADO E RESPEITAR ESSAS REGRAS! Bons ventos e diversão a todos!
Confira as dicas do instrutor profissional Marcio Hernandez:
(MH Kiteschool YouTube channel content)
COMPARTILHE com outros velejadores para que a prática e desenvolvimento do nosso esporte seja saudável e responsável.
Veja também: 10 DICAS PARA UM VELEJO SEGURO
(LKB content)