(Photo: GKA image content/ photo: Svetlana Romantsova)
Com o calendário de eventos 2021 pré-definido, vale saber como será o formato das competições do GKA Kite World Tour para 2021.
Atualmente, a GKA é a responsável pelo circuito mundial de kitesurf em 3 modalidades: freestyle, kite-surf e hydrofoil freestyle. Há 4 anos anos, a equipe de responsáveis pelo tour vem testando formatos e otimizando o aproveitamento das condições e o envolvimento do público durante os eventos.
Com anos de experiência e familiarização com campeonatos que dependem do vento para acontecer, a GKA sabe deixar a ‘Mãe Natureza’ ditar as regras de como as coisas irão funcionar. Confira a atualização do Formato de Competição 2021 para a turnê mundial:
O formato é simples e triplo:
1. Maximizar as condições e ajustar as disciplinas da competição de acordo com as condições no momento.
2. Fazer um excelente show para os espectadores ao vivo e em casa.
3. Demonstrar tudo o que se pode fazer com um kite.
(Photo: GKA image content/ photo: Svetlana Romantsova)
Modalidade KITE-SURF
O objetivo é mostrar tudo o que o kitesurf pode oferecer utilizando uma prancha de wave (surf) de acordo com as condições no momento.
Os critérios de avaliação serão de acordo com as seguintes condições: quando houver ondas perfeitas, será um formato 100% Kitewave (surf); para ‘mares menores’, será uma mescla de kite wave e strapless freestyle (manobras sem alças); e quando o mar estiver flat (sem formação de ondas), o critério será 100% strapless freestyle.
Este formato segue o mesmo desde 2015, com foco na otimização do campeonato segundo as condições.
(Photo: GKA image content/ photo: Svetlana Romantsova)
Modalidade FREESTYLE
Para a modalidade de freestyle utilizando a prancha bidirecional (twintip), o formato será ditado de acordo com a intensidade do vento.
Quando as condições de vento atingirem ventos acima de 30 nós, o critério para avaliação será 100% Big Air (grandes saltos); com ventos por volta dos 20 nós, será 100% freestyle (manobras wakestyle); e entre 28 e 30 nós o formato poderá ser misto entre o big air e o freestyle.
Os riders devem ser versáteis e multidisciplinares. Ao longo dos anos, muitos atletas tem treinado forte para o Big Air, uma modalidade ‘old school’ e plástica, que pode oferecer um grande show para 2021.
(Photo: GKA image content/ photo: Svetlana Romantsova)
Modalidade HYDROFOIL FREESTYLE
O Hydrofoil-Freestyle é a modalidade mais recente incorporada ao tour.
A GKA testou o formato no Brasil em 2020, no evento Superfoil, e o resultado foi positivo. Os hydrofoils permitem os atletas darem um show incrível, mesmo nas condições mais leves, quando seria impossível competir em outras disciplinas.
O formato de competição para o hydrofoil consiste em apresentar todos os tipos de manobras freestyle que podem ser feitos em um hydrofoil com um kite. Desde giros, manobras mais extremas, loops ou board off.
É uma questão de estilo livre e o formato da competição irá evoluir ao longo dos anos. Este é apenas o início de uma disciplina com potencial.
(Photo: GKA image content/ photo: Svetlana Romantsova)
Objetivo da GKA e o formato das competições
Esta estrutura viabiliza que a GKA ofereça melhores eventos tanto para os atletas quanto para o público, permitindo que a verdadeira natureza do kitesurf brilhe e mostre todo o potencial que tem a oferecer.
Saiba mais: GKA KITE WORLD TOUR
Veja tambem o calendário completo LKB dos EVENTOS DE KITE.