fonte: Duotone Kiteboarding Brasil | fotografia: Luiza Neto
O Kite inspira liberdade!
Um esporte perfeito para quem curte o mar e a natureza e uma boa dose de adrenalina, caso queira. Quer começar no Kitesurf?! Separamos algumas dicas para quem quer começar da melhor maneira.
O Kite é para todos. Homens e mulheres, jovens e idosos. Todos podem aprender desde que tenham a orientação correta e estejam em segurança. Se você escolher aprender esse esporte, prepare-se. Você vai se apaixonar!
fonte: Duotone Kiteboarding Brasil | fotografia: Luiza Neto
As dicas a seguir são para que vocês, sintam-se mais a vontade e seguros para começar no Kitesurf. O Kite é um esporte radical que desperta liberdade e conexão com a natureza e que pode, sim, ser aprendido de maneira fácil e muito segura.
VAMOS PARA AS DICAS:
#1 APRENDA EM LUGARES COM CONDIÇÕES MAIS FÁCEIS.
O Brasil é um paraíso para o Kitesurf! Você poderá encontrar boas condições para aprender e praticar o esporte do norte ao sul do país.
Sendo assim, seguem alguns pontos que valem ser levados em consideração e ajudam na hora de aprender: água mais morna e flat (aquele espelho d’água, sabe?); lugares mais rasos, onde eventualmente, você pode colocar os pés no chão e, por último, destinos onde os ventos são mais constantes, assim você pode tirar uns dias para curtir e focar na aprendizagem.
CONFIRA: 5 DESTINOS PARA PRATICAR KITESURF
#2 BUSQUE INSTRUTORES E ESCOLAS CREDENCIADAS
No Brasil, você pode encontrar centros de kitesurf com instrutores que trabalham com método e segurança, ou seja, um ‘passo a passo’ bem legal para deixar a aprendizagem divertida e segura. Duas boas referências são os centros credenciados pela ABK – Associação Brasileira de Kitesurf e/ou pela IKO – International Kiteboarding Organization.
#3 BUSQUE REFERÊNCIAS SOBRE A ESCOLA QUE VOCÊ ESCOLHEU E FAÇA PERGUNTAS
Depois que escolher o destino e pesquisar algumas escolas na região, descubra mais informações sobre o local das aulas, metodologia e se os equipamentos estão em condições legais (bom funcionamento).
Hoje em dia, referências e comentários em redes sociais são fáceis de encontrar e podem ajudar bastante. Uma ligadinha na escola para conversar com alguém responsável e fazer essas perguntas, também é sempre uma boa ideia! Se curtir, já aproveita e agenda as suas aulas.
#4 GARANTA SUA PROTEÇÃO E CONFORTO
Você está ‘se jogando’ em um esporte novo que te deixará em contato total com a natureza. Então, se você já sabe que tem certas sensibilidades, vale ir preparado.
Alguns bons exemplos são: óculos de sol, afinal você irá olhar bastante para o céu; uma botinha de neoprene para os pés, caso prefira proteger-se de conchinhas ou pedras; um boné com a fivela de pescoço para não ‘sair voando’ e, claro, um wetsuit legal para proteger a pele da longa exposição ao sol.
fonte: Duotone Kiteboarding Brasil | fotografia: Luiza Neto
#5 MOTIVE-SE COM OS AMIGOS OU A FAMÍLIA
O Kite é um esporte super inclusivo e tem uma ‘curva’ de aprendizagem e diversão, relativamente, rápida.
Apesar de ser um esporte ‘individual’, uma dica legal é começar o esporte com um grupo de pessoas amigas ou com a família e ‘botar’ todo mundo para entrar na vibe! Assim, todos curtem uma trip diferente, algo novo e rola aquela motivação em grupo. Velejar com a galera é demais!
#6 …OU, MOTIVE-SE PARA FAZER NOVOS AMIGOS!
E o contrário também é incrível!
A galera do kitesurf costuma ser muito alto astral. Então, se estiver afim de aprender algo novo, conhecer novas pessoas e desfrutar de bons momentos, com certeza, o kitesurf vai te apresentar pessoas incríveis.
#7 PREPARE-SE PARA MUDAR SUA VIDA
Se você vai começar a praticar Kitesurf, prepare-se! Ele definitivamente irá mudar sua vida.
Mais conexão com a natureza e consigo mesma, superação, diversão, lugares incríveis e bons momentos! Como costumamos dizer: BONS VENTOS!
fonte: Duotone Kiteboarding Brasil | fotografia: Luiza Neto
CURTIU?!
Envie essa matéria para uma pessoa querida e já comece a planejar o aprendizado juntos!
fonte: Duotone Kiteboarding Brasil | fotografia: Luiza Neto