UM MARCO PARA A SEGURANÇA NO KITESURF

 

(Photo de destaque: Bruna Kajiya / GKA content)

 

GKA – Global Kitesports Association – alcançou um novo marco para a segurança do Kitesurf: a Norma ISO 21853 para os sistemas de Quick-release.

 

Explicando melhor…

 

Desde 2014, a GKA junto a uma equipe de engenheiros e a Organização Internacional de Padronização (ISO), trabalhou para trazer essa classificação de padronização válida mundialmente para os Sistemas de Segurança Quick Release das barras de controle do Kite.

 

A nova norma internacional ISO 21853 para sistemas de Quick Release entrou em vigor em 14 de fevereiro, fornecendo í  indústria de Kites uma nova maneira de garantir que seus equipamentos estejam em conformidade com os requisitos de segurança de ponta. O que também permite que os consumidores selecionem produtos que cumpram com o padrão e garantam a segurança durante a prática.

 

Para as futuras produções, os sistemas de segurança que atendem ao padrão, por meio de testes, serão gravados com o número oficial padrão da ISO. Uma etiqueta adicional emitida pela GKA, declarando um produto testado e certificado como compatí­vel com a ISO, facilitará a escolha do equipamento adequado pelos consumidores.

 

(GKA content)

 

Sobre a Norma ISO 21853 :

 

Aplica-se a todos os paí­ses do mundo .

> Anula todas as normas nacionais para sistemas de Quick Release em KiteSports como o padrão francês AFNOR.

> Define o padrão para a força máxima de liberação (igual ou inferior a 170N) e o tempo de abertura (igual ou inferior a 2 segundos) dos sistemas de liberação rápida sob diferentes condições padronizadas, como:

. Condições secas e limpas
. Areia seca
. ígua com areia
. ígua não salgada
. Condições de frio e umidade
* inclui o sistema de liberação do Leash de segurança que pertence í  respectiva barra de controle do Kite.
* define o padrão internacional sobre como testar a liberação do sistema.

 

Unidades de teste padronizadas

 

Procedimentos de teste padronizados
. define o padrão em muitas partes importantes de segurança dos sistemas Quick Release, como:
. porcentagem da cor do sinal
. força do material

 

Os sistemas de Quick Release nas barras dos Kites são testados em duas instalações de teste independentes e certificadas em todo o mundo:

 

. Instituto Fraunhofer em Rostock / Alemanha
. Instituto Camosun em Victoria / Canadá

 

Somente esses dois institutos podem emitir um certificado oficial informando a conformidade de um produto com a norma ISO 21853. A GKA é responsável por todo o processo de certificação.

 

Informações adicionais para consumidores e fabricantes:

 

gravação do número ISO 21853 em uma parte do sistema QR é um requisito obrigatório da norma.
No entanto, como os produtos já foram fabricados para 2020 e as marcas não tinham permissão para colocar esse número no sistema QR antes da data efetiva da norma, em 14 de fevereiro de 2020, eles não podiam chamar seu sistema QR com certificação ISO 21853, mesmo que o sistema QR atendesse a todos os requisitos técnicos (QR abrem com uma força máxima e em um tempo máximo).

As marcas que entregarem uma aprovação técnica independente e oficial, declarando que todos os requisitos da ISO 21853 são atendidos, exceto o número em relevo, serão listadas no site da GKA (https://www.global-kitesports.org/iso-product-norm/) e estarão autorizadas a rotular seus produtos com o rótulo ISO oficial da Global Kitesports Association.

 

As marcas interessadas devem entrar em contato diretamente com a GKA.

 

Veja mais informações: GKA – ISO Standard 21853 

 


(GKA content)

FIQUE LIGADO!

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NEWS E CONTEÚDOS MAIS ATUAIS DA CENA DO KITE.