Nesta última semana, rolaram dois campeonatos com muita ação na cena do kite, um foi o TROFEO PRINCESA SOFIA, em Palma de Mallorca, na Espanha, o qual foi primeira copa do mundo das modalidades olímpicas da vela nesse último ano de campanha para os jogos de Paris 2024. E do outro lado do Atlântico, rolou o CUESTA DEL VIENTO BIG AIR, em San Juan, Argentina, e trouxe muita adrenalina e emoção para quem acompanhou de perto ou pelo stream.
TROFÉU PRINCESA SOFÍA
Um dos eventos mais tradicionais da vela, concluiu a sua 52ª edição, e contou com mais de 1,300 velejadores de 67 países. São 10 modalidades que participam do torneio, que abre a temporada de competições da última fase, antes dos jogos olímpicos no próximo ano.
A FORMULA KITE contou com 114 homens e 53 mulheres na competição.
Novamente, o jovem de 16 anos, Maximilian Maeder, surpreendeu a todos e conquistou a primeira colocação, após vencer 10 das 17 regatas. No feminino, todos foram surpreendidos pela francesa Lauriane Nolot, que desbancou a americana hexa campeã mundial Daniela Moroz.
Os nossos brazucas representaram muito bem!
Os maranhenses Bruno Lobo e o Lucas Fonseca apresentaram novamente uma excelente performance na competição, 11º e 35º colocados respectivamente. Ambos demonstram uma evolução consistente, com muita garra e dedicação.
Vale o destaque também para as brasileiras Martina Grael e Kaena Kunze, que brilharam e garantiram a medalha de ouro na modalidade 49er FX. As bicampeãs olímpicas, superaram as neerlandesas, atuais campeãs mundiais, e vem com tudo para esse último ano de preparação.
Eles fizeram bonito dentro da água e gostaríamos de parabenizá-los pelo empenho em representar mais uma vez a nossa bandeira!
CONFIRA OS HIGHLIGHTS DO ÚLTIMO DIA DO TROFEO PRINCESA SOFÍA
RESULTADOS FORMULA KITE NO TROFEO PRINCESA SOFIA
MASCULINO
1. Maximilian Maeder – SNG
2. Connor Bainbridge – GBR
3. Axel Mazela – FRA
FEMININO
1. Lauriane Nolot – FRA
2. Ellie Aldridge – GBR
3. Poema Newland – FRA
CUESTA DEL VIENTO BIG AIR
O evento foi uma das seletiva para o KOTA, o famoso King of The Air, campeonato mais almejado por todos praticantes do BIG AIR.
O campeonato rolou no meio dos Andes Argentinos, trazendo uma condição diferenciada para os riders, com ventos muito fortes e um ar rarefeito.
Dois Brazucas foram selecionados para o evento principal, Thomas Floricke que depois de muita garra e desafios na fase classificatória conseguiu a 13ª colocação no evento, e o outro foi Carlos Magno, e por pouco não chegou na grande final, terminando em 4º.
Quem levou o wildcard para o KOTA 2023 foi o big rider da Colômbia, Beto Gomes!
Betico fez uma jogada arriscada ao perder a primeira etapa do mundial de Big Air em Barcares, França, para participar na Argentina. Mas o esforço e o risco valeram a pena!
RESULTADOS CUESTA DEL VIENTO BIG AIR
MASCULINO
1. Beto Gomes – COL
2. Santiago Cisneros – ARG
3. Jett Bradshaw – RSA
FEMININO
1. Ignacia Rojas – CHI
2. Rana Eser – USA
3. Aylen Goldberger – ARG
Confira a agenda de eventos na LKB
AGENDA DE EVENTOS KITE&WING