A maior e mais conceituada ONG de kitesurf do Brasil está em Barra Grande, no litoral do Piauí. Criada com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes da praia de Barra Grande, município de Cajueiro da Praia, no Piauí, o Projeto Vivo é um importante exemplo de desenvolvimento social em âmbito nacional.
Integrantes do Projeto Vivo e João Bosco, da Kite Escola Paraíso. Foto: divulgação
Através do esporte, Isabel Lupiaí±ez e João Bosco, fundadores e voluntários da ONG, distanciam as crianças das drogas, criminalidade e prostituição. Além do kitesurf, a instituição faz o acompanhamento e reforço escolar, trabalha com outras atividades esportivas e de entretenimento e, organiza outras atividades em prol da comunidade.
Uma importante conquista da ONG é o jovem Manoel Soares, 16 anos, nativo de Barra Grande. O adolescente tem se destacado na categoria Freestyle e TT:R ”“ Twin Tip Racing. Ainda este ano, o atleta irá para campeonatos internacionais, além de representar o Brasil nos Jogos Olímpicos da Juventude, que será realizado em Buenos Aires, Argentina.
“Nossa missão é criar e estimular as perfeitas condições para que, com estudo, disciplina e responsabilidades, ampliem-se os horizontes de suas escolhas para o futuro, seguindo ou não a carreira como atletas”, diz Lupiaí±ez.
Outros jovens também já competiram em eventos internacionais, nacionais e regionais, como exemplo do Guigui Costa e Luis Fernando. A ONG também faz um campeonato próprio com premiação, dando oportunidade a todas as crianças participarem e se divertirem no mês de dezembro.
Atividades interativas de esporte e educação. Foto: divulgação
O Projeto Vivo é um importante vetor de desenvolvimento social no local, mas também um exemplo de reconhecimento dos kitesurfistas brasileiros em âmbito internacional. Ao levar atletas para eventos mundiais, a ONG ganha destaque e incentiva í criação de outras instituições que trabalhem em prol da comunidade e do esporte de outras regiões.