Foram cinco dias de evento do GKA KSWT – Kitesurf World Tour, em Viana do Castelo – Portugal, no Hotel Feel Viana. O campeonato, que teve início no dia 08, contou com a presença do vento no último dia (12). As preces dos atletas foram atendidas e o vento El Nortada soprou e o show começou. Moona White e Matchu Lopes venceram a etapa e mostraram suas habilidades.
CATEGORIA FEMININA
O dia iniciou com uma leve ondulação e com ventos mais tímidos, então a organização optou por focar a disputa em 100% strapless freestyle. As mulheres começaram e, apesar de nem todas terem treinado, elas enfrentaram o desafio.
Jalou Langeree / Foto: Ydwer van der Heide
Moona White / Foto: Ydwer van der Heide
Jalou Langeree e Moona Whyte, as atletas melhores posicionadas na turnê, são mais focadas em ondas, mas elas estão treinando o strapless freestyle. No início da temporada, Carla Herrera Oria tinha sido a única mulher que realmente impulsionava o elemento de freestyle, mas agora Moona, Jalou e Ines Correia se nivelaram e Carla não tem mais o monopólio na modalidade.
Na verdade, a habilidade de strapless freestyle de Moona e Jalou tem se destacado e marcaram seu quarto heat da final da temporada. Moona teve a vitória e sua posição foi vantajosa í frente das duplas.
CATEGORIA MASCULINA
Com um evento inteiro cheio de baterias para acontecer, os atletas competiram em oito minutos e com 100% de foco no strapless freestyle.
Os brasileiros Sebastian Ribeiro e Pedro Matos mostraram no início da segunda rodada como o treino compensou. Pedro venceu a primeira bateria com uma performance super forte e já tem experiência no freestyle há um ano. Mitu Monteiro teve o maior destaque do dia até o momento.
Matchu Lopes também teve um ótimo desempenho no primeiro heat contra o novato brasileiro Rafael Souza, de Paracuru – CE. Este é o primeiro evento de Rafael no KSWT, então foi um batismo de fogo, mas ele pressionou muito o Matchu (até Matchu disse isso!) e ganhou o prêmio revelação por seus esforços.
Quando Airton Cozzolino entrou no round 2, o vento estava subindo e foi ganhando cada vez mais força.
FINAL
Masculina
A partir do round 3, quando as semifinais chegaram, o evento contou com a presença de quatro pesos pesados da turnê – Keahi, Mitu, Matchu e Airton. Qualquer um deles é capaz de ganhar uma final. Imagine como foi emocionante!
As eliminatórias estavam super apertadas, mas Airton saiu í frente de Mitu com alguns dos maiores saltos do dia e Matchu venceu Keahi com o primeiro triple frontroll o que garantiu seu lugar na final contra Airton Cozzolino.
Foi praticamente um flashback da temporada de 2017, com Airton e Matchu na final. Airton abriu com um backloop tic-tac kiteloop.
Ele não ficou para desfrutar das comemorações, porque assim que ele deixou a água, foi levado para o aeroporto para voar para as Ilhas Maurício para uma sessão de fotos. Ele nem sabia que tinha ganhado ainda! A vida de um rockstar de kitesurf”¦
Keahi ficou em terceiro lugar depois de uma disputa muito acirrada contra o Mitu. A explosão de Mitu esteve em equilíbrio com as manobras suaves de Keahi, o que permitiu-lhe acumular os pontos í frente do Mitu para garantir a vitória. Keahi, sem dúvida, ficou desapontado por não ter tido a chance de enfrentar Airton ou Matchu na final principal, mas ele ainda mantém sua segunda posição na classificação geral e tem grandes chances de ter um melhor desempenho em Tarifa.
Feminina
Ambas fizeram manobras varials e backrolls, mas Moona foi um pouco mais consistente e selou o acordo. Isso significa que ela agora está na primeira colocação geral pela segunda vez este ano.
Ines fez algumas manobras impressionantes, incluindo backrolls de board-off, mas Carla Herrera Oria conseguiu ultrapassá-la e garantiu seu terceiro lugar, deixando Ines com a quarta colocação.
RESULTADOS
Categoria masculina
1. Matchu Lopes – Espanha
2. Airton Cozzolino – Itália
3. Keahi de Aboitiz – Austrália
4. Mitu Monteiro – Cabo Verde
Categoria Feminina
1. Moona Whyte – Estados Unidos
2. Jalou Langeree – Holanda
3. Carla Herrera Oria – Espanha
4. Ines Correia – Portugal