(photo: formulakite.org image content)
Após a Reunião Semestral de 2021 (14/05), o Conselho da World Sailing votou a favor dos Eventos Individuais – Masculino e Feminino – para a classe Formula Kite (Kiteboard) como a PRIMEIRA ALTERNATIVA de eventos para as Olimpíadas de 2024, em Paris.
Agora, a decisão final deve ser tomada pelo Conselho Executivo do COI (Comitê Olímpico Internacional) no dia 10 de junho/2021, o qual definirá o programa final de vela para as Olimpíadas 2024.
Em abril, o COI informou í World Sailing que continuaria sua avaliação sobre os Eventos Mixed Offshore (revezamento misto masculino/feminino) para enfrentar os desafios levantados, mas solicitou formalmente que fossem propostos eventos alternativos.
A proposta de eventos individuais para a Formula Kite Masculino e Feminino foi aprovada como primeira alternativa, com 33 votos a favor, 2 contra e 6 abstenções. Como segunda alternativa, o Dinghy 470 de 2 pessoas Masculino e Feminino foi aprovado, com 37 votos a favor, 1 contra e 2 abstenções.
Agora, a World Sailing irá propor ao COI que, caso o Evento Mixed Offshore não seja aprovado pelo Conselho Executivo do COI, eles considerem a Formula Kite Masculino e Feminino como a primeira alternativa e, posteriormente, o Dinghy 470 Masculino e Feminino.
(photo: Luca Piana /formulakite.org image content)
Para a World Sailing os Eventos Mixed Offshore continuam sendo a preferência e prioridade.
‘O Mixed Offshore Event foi democraticamente selecionado por nossos membros e continua sendo nosso evento de primeira escolha para Paris 2024. Ficou evidente durante a sessão do Conselho que nossos membros continuam comprometidos com este evento. Deixamos isso claro para o COI e continuaremos a fazê-lo.’
Markus Schwendtner, secretário geral da IKA (International Kiteboarding Association), comentou sobre a decisão da conselho:
‘A IKA respeita a decisão dos membros do Conselho de selecionar o evento Mixed Offshore para Paris 2024 e está muito satisfeita que o Mixed Kiteboarding tenha sido previamente aprovado pelo COI.
A votação de hoje pelo Conselho para propor o Kiteboard Masculino e Feminino como os primeiros eventos alternativos mostra a confiança que eles têm no Kiteboarding. Agora aguardamos os próximos passos da World Sailing e do COI’.
Para os atletas, a preferência é praticamente unânime. Eles preferem que os eventos sejam realizados de maneira INDIVIDUAL, separados em FEMININO e MASCULINO e que cada um possa fazer a sua melhor performance e deixar as provas mais competitivas.
Dessa maneira, as medalhas também serão separadas e aumentam as chances de trazer vitórias e medalhas para cada país.
A LKB trocou uma ideia muito legal com a Maria do Socorro, atleta brasileira de Formula Kite, que falou mais a respeito da importância dessa decisão. Confira nosso bate-papo rápido com a Socorrinho:
Saiba mais e acompanhe:
formulakite.org
Veja também:
WORLD SAILING
O Kitesurf estará presente nas Olimpíadas! Isso é uma grande vitória para o nosso esporte.
Ficar por dentro e prestigiar é uma maneira de fomentar e agregar valor ao Kitesurf e aos nossos atletas. COMPARTILHE com mais entusiastas e amantes do Kite.