QUEM SOMOS

ENTREVISTA COM BRUNO LOBO – O KITESURF É PERIGOSO?

Atleta: @brunolobo31 / @trofeosofia content

O Bruno Lobo é o principal atleta brasileiro na cena do kitesurf olímpico, ele é atleta de FORMULA KITE e carrega os títulos de campeão Pan-Americano e hexa campeão brasileiro.

Na última semana, o nosso atleta participou da Semana Olímpica Francesa de vela(SOF), campeonato importante nesse último ano de campanha para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Para mais informações sobre o campeonato, acesse a nossa matéria ROLOU A SEMANA OLÍMPICA FRANCESA DE VELA.

No segundo dia da SOF, Bruno acabou se envolvendo em um acidente com outro velejador durante uma das regsatas. Dada a situação, convidamos ele para falar sobre o ocorrido e sobre a importância de utilizar os equipamentos de proteção para a prática do kitesurf (EPIs – Equipamentos de Proteção Individual).

. LKB: Bruno, semana passada você estava em Hyéres, na França, disputando a Semana Olímpica Francesa de Vela e, infelizmente, você sofreu um acidente em uma das regatas, você consegue contar para nós um pouco de como foi o campeonato e a situação do acidente?

Bruno: “Participei da SOF, copa do mundo de vela, competição muito importante e estava me sentindo bem preparado e confiante para fazer um bom resultado já que vinha de Palma tendo boas sensações, primeiro dia de competição foram em condições extremas com vento offshore, misturado com rajadas de mais de 30 knots. Infelizmente comecei tendo problemas nas primeiras regatas, no qual na primeira o bridle do meu kite quebrou e não completei, na segunda entrei com kite zero que colapsou na segunda regata, consegui ganhar a terceira regata e na quarta sofri uma queda forte. Diante dessa situação me encontrei em uma condição difícil para classificar para gold fleet, já que o número de descartes foram poucos.”

. LKB: Você estava utilizando equipamentos de proteção nesse acidente? Qual importância eles tiveram?

Bruno: “No segundo dia a previsão de vento foi de ventos ainda mais fortes, e só foi realizada uma única regata. Nesta regata, já no último gybe há 100m da chegada, o atleta italiano realizou um gybe pegando meu kite que estava a sotavento, um movimento perigoso e no qual não havia possibilidade dele me passar naquela situação já que stavamos muito próximos da marca de sotavento, as linhas foram de encontro ao meu rosto, quebrando a linha do meu kite e causando ferimentos no rosto. Estava utilizando capacete, balaclava que uso para proteção do sol, colete, óculos e luva. A balaclava ajudou a amenizar os ferimentos, as linhas também cortaram parte do meu capacete, neoprene e plástico do óculos.”

. LKB: Quais as principais diferenças no perigo entre o kite surf de alta performance e o freeride?

Bruno: “Cada modalidade do kite tem seus riscos específicos, durante as regatas as velocidades alcançadas são altas e os atletas andam muito próximos, riscos de colisões contras os hydrofoils e tangles (enroscos) com as linhas são altos. Já no freeride e tiwin tip, os saltos podem causar traumas principalmente nos membros inferiores. Nessas situações o risco de sofrer uma lesão seria que impossibilitem a capacidade de estar na superfície da água pode ser fatal.”

. LKB: Os equipamentos de proteção devem ser utilizados por todos ou só é necessário para quem é profissional?

Bruno: “Nunca sabemos quando precisaremos do equipamento de proteção, mas basta um descuido que as consequências podem ser muito sérias, recomendo uso de colete sempre, sou ex-nadador conseguiria perfeitamente nadar do alto mar para a beira, mas como falei, mas há um risco de sofrer um acidente que lhe impossibilite de nadar, por exemplo. Uso de faquinha, no litoral há redes e linhas de pesca, no hydrofoil o capacete é fundamental. Fora esses utilizo luva, balaclava e óculos para proteção contra o sol devido os raios UV e risco de câncer de pele e envelhecimento precoce.”

. LKB: Para você, quais os 3 principais equipamentos de segurança para os praticantes de kitesurf?

Bruno: “Colete, capacete e faquinha; porém uso mais ainda óculos, balaclava, luva e tenho sempre um apito no colete em caso de necessidade”

A LKB agradece a disponibilidade do Bruno Lobo em participar dessa entrevista e reitera a importância da utilização dos equipamentos de proteção sempre!

Para quem quer equipar-se da forma mais segura e confortável para o velejo, pode utilizar o cupom de desconto do nosso atleta parceiro Marcos Rodrigues: MARCOS10 e garantir 10% de desconto nos produtos do site nosso parceiro LKB NOB MULTISPORTS, líder nacional e internacional no mercado de coletes voltados para os eco esportes.

Marcos Rodrigues com o seu colete IMPACT LITE da @nobmultisports / photo: @willcarreiraphotography

Veja também: 
LKB LIVE#8 -Bate-papo com Bruno Lobo
Bruno Lobo: Ouro No Kitesurf Pan 2019

Curtiu?!
Então fica ligado no Instagram @lkbsports para não perder as próximas LKB LIVEs e não esquece de compartilhar com mais amantes do Kitesurf.

NOTÍCIAS

RELACIONADAS

NOTÍCIAS

RELACIONADAS

FIQUE LIGADO!

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NEWS E CONTEÚDOS MAIS ATUAIS DA CENA DO KITE.