ELAS ARRASAM! DIA INTERNACIONAL DA MULHER

(Photo: @kiteladiestrip image content / photo: @analicediniz)

Elas são verdadeiras guerreiras e reforçam a luta do gênero para o mundo. ELAS arrasam!
Celebramos com todas as mulheres o Dia Internacional da Mulher!

No dia de hoje, 8 de março, é celebrado em muitos paí­ses o Dia Internacional da Mulher, uma data que reforça o empoderamento feminino, a luta e as conquistas do gênero. Uma representação social (infelizmente) necessária com objetivo bem simples: respeito e igualdade TODOS os dias!

(Image: The Women’s Library, London Metropolitan University)

No Kitesurf, não poderia ser diferente, ELAS estão com tudo!
De atletas profissionais, entusiastas, empreendedoras do kite, criadoras de projetos sociais, celebridades, mães, casadas, solteiras, jovens e adultas, a mulherada mostra engajamento total no esporte, se joga dentro d’água e colore o céus com suas pipas.

Lá atrás, em 2000, a gaúcha Dani Monteiro tornou-se a primeira campeã brasileira de kitesurf da história e, na sequência, a carioca Carol Freitas entrou para a seleção brasileira de Kite e reforçou que elas vinham para fazer história no esporte! Só de tí­tulos nacionais foram 13, além de ser a atleta brasileira (entre mulheres e homens) com mais tí­tulos somados em diferentes modalidades (FreestyleWave e Race).

(Photo: Carol Freitas social media image content)

Ao longo dos anos, nomes como Bruna KajiyaEstefania Rosa e Dioneia Vieira levaram o kitesurf feminino brasileiro de alta performance para o mundo.

A paulista e atual vice-campeã mundial de freestyle, Bruna Kajiya, levantou pela primeira vez o troféu de campeã mundial em 2009. Atualmente, são 3 tí­tulos mundiais de freestyle e 6 como vice-campeã. Em 2016, também foi a primeira atleta mulher da história a executar a manobra ‘Backside 315‘. Em um breve bate-papo com a rider, ela reforçou a importância dessa representatividade no esporte:

‘O esporte tem o poder de mudar vidas através dos muitos ensinamentos que recebemos quando praticamos.

Mulheres no esporte são essenciais pra inspirar, ensinar e motivar mais mulheres e meninas a mudar a narrativa de que o esporte favorece somente os homens. E, com isso, mudanças culturais em maior escala podem acontecer.’

Bruna Kajiya, tricampeã mundial de kitesurf freestyle.

(Photo: @brunakajiya social media content /photo: @romantsovaphoto)

Atualmente, as mulheres seguem na elite do Kitesurf, conquistando cada vez mais força e representatividade em diversas ações e frentes.

Nas competições, elas levam o Brasil ao topo!
A jovem atleta cearense, Mikaili Sol, aos 16 anos, é a atual campeã mundial de freestyle, com 3 tí­tulos mundiais e uma longa carreira pela frente. A piauiense moradora do Maranhão, Socorro Reis, é atleta da modalidade que estará presente nas Olimpí­adas 2024, a Formula Kite; ela soma 4 tí­tulos brasileiros, 1 sul-americano e vários regionais.

As atletas cariocas Marcela Witt e Sophia Abreu e a cearense Kesiane Rodrigues destacam-se na cena do wave & strapless freestyle; a gaúcha Gabriela M. Andrade é atual campeã do Kitespeed Challenge; a cearense Milena Lima e a piauiense Beatriz Silva são verdadeiros talentos no kitesurf.

A lista das atletas vai longe, praticamente, não tem fim!

(Photo: @socorrovreis social media image content / photo: Alex Schwarz / IKA content)

A empreendedora e atleta catarinense, Samy Marins, é pioneira nas Kite Trips voltadas para o público feminino. Ela é fundadora da KiteLadies Trip, uma experiência de imersão no esporte com foco na evolução, confraternização e bem-estar das mulheres.

DICA:
Já foram 5 edições de sucesso da trip, em diferentes destinos do Brasil. Uma super opção para as mulheres que querem se jogar no esporte e para as que já praticam e querem evoluir, além de viver bons momentos e fazer novas amizades!

Muitas outras Trips e projetos muito legais indicam esse crescimento feminino no Kitesurf, como a Iron Divas e LPD Woman. Viagens que diversificam os desafios e ní­veis de dificuldade, mas que garantem sempre a mesma vibe positiva da mulherada.

(Photo: @ironmacho.kitetrip social media image content)

Em relação a projetos embasados no Kitesurf e focados no público feminino, também temos vários exemplos bem legais.

Sunset com Elas é um deles!
Organizado pela paulista e moradora do Ceará, Cauane Polo, o evento traz o mote: ‘Mulheres dominando o vento e desbravando o mar’; e é realizado para promover, incentivar e integrar as mulheres ao kitesurf e ao ambiente econômico gerado pelo esporte e turismo.

Outro programa bem legal é o realizado pela empreendedora, apresentadora e kitesurfista, Carla Lima, a Clí­nica de Kitesurf Carla Lima. Um final de semana de imersão no esporte, dedicado a cada uma das participantes que buscam conhecimento para tornarem-se mais independentes e seguras na água.

Fora os projetos sociais, como o Projeto Vivo Kitesurf na Barra Grande, Piauí­, fundado pela Izabel Lupiaí±ez. O projeto visa a inclusão social de mais de 80 crianças através do kitesurf, com acompanhamento escolar, esporte e diversão.

(Photo: @sunsetcomelas social media image content /photo: @javier_esc)

(Photo: 3ª Clí­nica de Kitesurf Carla Lima / photo: betonoval_photos)

Em janeiro deste ano, uma matéria da Revista VOGUE, escrita pela @barbaraoberg, trouxe a chamada:
Kitesurf se torna o esporte da vez entre as mulheres no Brasil 

E, realmente, é o esporte da vez entre as mulheres!
Dentre várias empreendedoras, influencers digitais e celebridades, a jornalista e apresentadora Cris Dias também é uma das apaixonadas pelo kitesurf e sempre que pode, está em viagens atrás dos bons ventos e dentro da água!

O esporte está crescendo progressivamente e com ele o público feminino praticante.
Com voz ativa, fortes e empoderadas, a verdade é: dentro ou fora d’água, elas arrasam!

8 DE MARÇO
FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER 

(Photo: @crisdiass social media image content / photo@mano_raupp)

FIQUE LIGADO!

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NEWS E CONTEÚDOS MAIS ATUAIS DA CENA DO KITE.