Basicamente, existem dois nomes envolvidos nesse lance: a North Sails / North Technology Group (NTG) e a Boards & More. Para ilustrar o cenário, seguem algumas características das marcas:
A North Sails / NTG é uma empresa americana, fundada em 1957, San Diego, Califórnia. São detentores de alta tecnologia para equipamentos de navegação náutica í vela.
A Boards & More é uma empresa com seu headquarter na íustria, e é dona da ION, da Fanatic e da antiga North Kiteboarding .
As duas empresas tinham um acordo comercial no qual a Boards & More fabrica os kites, nomeia os modelos dos equipamentos, contrata os riders patrocinados pela marca e realiza todos os outros processos, porém, pagava Royalties para a NTG para ter o benefício de utilizar o nome “North”, já conhecido e consolidado no mundo da vela.
Para o ano de 2018, as duas empresas não chegaram a um acordo comercial. O “verdadeiro por quê” só sabe quem está dentro e faz parte do processo.
O resultado sobre tudo isso, de uma maneira simples, é: Tudo continua exatamente da mesma maneira. O mesmo fabricante, a mesma tecnologia, os mesmos nomes para os modelos dos kites, e os mesmo atletas. A única coisa é que, não podendo mais usar o nome “North Kiteboarding”, a Boards & More lançou o nome Duotone para sua marca de kites.
Porém, super recentemente, o North Technology Group (NTG) decidiu se reinventar e anunciou que irá investir no mercado do kite, também. E, para isso, irão utilizar o nome já consolidado, North Kiteboarding, que “emprestavam” para a Boards & More.
O grupo deve começar a fazer os estudos, a fabricação e vir com novidades no mercado para os anos 2019 / 2020.
Enfim, para quem curtia os kites da antiga North Kiteboarding, agora Duotone, pode seguir na mesma linha e continuar velejando com os kites da marca, que nada (além do nome da marca) mudou!
E já, para a futura North Kiteboarding, do grupo NTG, vale ficar atento e conferir as novidades que irão entrar no mercado. Possivelmente, será mais uma opção para o consumidor / velejador que curte as mudanças e a evolução da cena do kite!