Uma dúvida muito comum, principalmente, entre os ‘velejadores de primeira viagem’ é:
COMO SABER O TAMANHO DO KITE IDEAL?
Os kitesurfistas, com tempo de prática e experiência, acabam definindo qual o melhor quiver (conjunto de equipamentos) para o uso pessoal. O investimento em dois ou mais kites (diferentes tamanhos de vela), pode garantir o velejo em diversas condições de vento.
Veja também:
COMO ESCOLHER SEU PRIMEIRO EQUIPAMENTO DE KITESURF
A EQUAÇÃO BÁSICA que define qual o tamanho de kite escolher é:
PESO DO VELEJADOR x FORÇA DO VENTO = TAMANHO DA VELA
- quanto menos vento, maior a vela
- quanto mais vento, menor a vela
Os diferentes tamanhos e projetos (modelos) de pipas servem para as diferentes condições de vento e para a performance específica que cada velejador busca.
Um pouco mais a frente, outro fator que vale ser considerado é o NÍVEL TÉCNICO do praticante e qual a sensação ele prefere ao velejar. Com um pouco mais de experiência, é possível definir um ‘estilo próprio’ de velejo e isso pode estar ligado ao tamanho do kite, mais ou menos pressão, agressividade, modalidade de preferência, etc.
Por isso, ter um quiver de kitesurf com 2 ou mais kites de diferentes tamanhos garante mais chances de uma boa sessão, já que abrange uma janela maior de vento.
O pro rider, Alex Neto, por exemplo, faz o seu set up de equipamentos de acordo com a modalidade que irá praticar.
‘Para o freestyle, prefiro Kites um pouco maiores. Já para o Kitewave, kites menores atacam bem a janela e são melhores para manobrar.’
DICAS de Kitesurfista para Kitesurfista
Quando for adquirir o equipamento, pense no spot (destino) onde pretende velejar mais e confira como são as condições por lá e os tamanhos de kite que costumam ser usados.
Antes de viajar para algum Pico de Kite sempre busque informações a respeito. Saber como é a temporada, o vento e a estrutura na data que estiver a caminho, pode evitar surpresas desagradáveis.
Confira os melhores picos:
GUIA DE PICOS DE KITE LKB
Ainda sobre a dica acima: trocar informações a respeito sobres os picos de velejo pode evitar problemas como levar ‘equipamentos de mais, ou de menos’ para uma Kitetrip.
Troque informações com outros kitesurfistas e pesquise sobre os diferentes modelos de kites e suas finalidades. Se tiver a oportunidade de testar e experimentar é bem legal, pode haver um que ‘caia mais no seu gosto’.
Depois de certo tempo de prática, o kitesurfista costuma identificar aquele Kite mais ‘coringa’. Ou seja, um equipamento que ele sabe que consegue usar legal dentro de uma janela maior de vento.
O tamanho ideal do kite está relacionado a sua segurança. Fique ligado!
Chegou aqui, mas ainda não pratica o Kitesurf?!
Se liga: MUITOS MOTIVOS PARA APRENDER O KITESURF
CURTIU?!
ABAIXO VOCÊ PODE COMPARTILHAR ESSE CONTEÚDO COM MAIS ENTUSIASTAS E AMANTES DO ESPORTE!