O Atendimento Pré Hospitalar – APH, é muito importante e pode salvar vidas quando realizado de forma correta e imediatamente após um incidente, seja qual for a origem dele. Na prática de esportes radicais, como o kitesurf, esse conhecimento é fundamental.
“ O domínio das técnicas de APH é muito importante dentro do círculo de praticantes do kitesurf. Nosso esporte é muito legal e praticado nas horas de lazer, mas não deixa de ser classificado como radical e, como todos os outros, apresenta certos riscos. “ explica Marcelo Gervini, diretor técnico e vice presidente da ABK.
Os incidentes nunca são bem vindos, mas quando acontecem é importante sabermos como reagir. Podem ter diversas origens e para cada uma existe um procedimento correto a ser realizado.
Realizar o procedimento no momento do incidente de forma rápida e eficiente pode resultar em um salvamento de vida. Muitas vítimas são “salvas” sem maiores sequelas devido a essa ação imediata.
As técnicas aplicadas são precisas e pontuais, porém, não são complexas e podem ser aprendidas facilmente pelos esportistas.
“ O Atendimento Pré Hospitalar é fundamental para a prestação de socorro em qualquer tipo de incidente. É muito importante que todos os praticantes do kitesurf tenham consciência da exposição aos fatores de risco do esporte e se interessem por buscar os cursos de APH. É um conhecimento simples e para a vida, além de poder mudar um cenário complicado, caso haja necessidade.” enfatiza o médico e kitesurfista, Ariosto Ibiapina.
Os cursos de APH costumam ser realizados, periodicamente, pelo Corpo de Bombeiros regional. E podem, também, ser encontrados no cronograma das prefeituras municipais e do Sebrae, além de empresas privadas.
A Associação Brasileira de Kitesurf – ABK, durante as clínicas de certificação de instrutores, possui um módulo específico de APH para que o profissional do esporte esteja apto a realizar os procedimentos.
Mais infos: www.abk.com.br