O kitesurf é um esporte que cresce e ganha popularidade entre os amantes e simpatizantes do vento e da natureza. Conheça mais sobre a história do nosso esporte.
Mas antes, se ainda não pratica o kite, se liga:
MUITOS MOTIVOS PARA APRENDER O KITESURF
O USO DAS PIPAS ANTES DO ESPORTE
O Kitesurf nasceu há muitos anos, tipo milenar, mesmo!
Os chineses já usavam pipas para transportar cargas em embarcações. Depois, os americanos desenvolveram um sistema para puxar carroças e, migrando para os esportes, pipas rígidas começaram a ser utilizadas para canoas, esquis aquáticos, patins e outros.
O USO ESPORTIVO DAS PIPAS
O suíço, Andréas Kuhn, entre os anos 70 e 80, foi quem chegou mais perto do Kitesurf que conhecemos hoje em dia. Ele usou uma vela de parapente e prancha similar í de wake para surfar sobre a água, com direito a saltos televisionados e tudo!
O maior problema, neste caso, era como redecolar a pipa quando ela caía na água.
É aí que entram os irmão franceses, Bruno e Dominique Legaignoux. Em 1984/85, os dois irmãos que já praticavam windsurf, navegavam e surfavam, desenvolveram uma pipa com a estrutura inflável, o que permitia deixar a vela sempre “armada”.
O BOOM DO KITESURF
Os Legaignoux patenteiam a ideia e as pipas começam a ser produzidas e comercializadas em 1993. E então, o francês e windsurfista, Manu Bertin, chega em Maui, Havaí, com os kites infláveis e começa a revolução.
Em 1998, lá no Havaí mesmo, rolou o 1º Campeonato Mundial, com as modalidades Wave, Slalom e Longa Distância. Robby Naish foi um dos destaques na competição.
Confira o documentário UPWIND – Launch of a Sport – History of Kitesurfing e conheça mais sobre a evolução do esporte e das competições e eventos:
Nos anos seguintes, várias competições aconteceram, até que em 2000 foi criado o primeiro Circuito Mundial do Esporte, o Kiteboard Pro World Tour. As etapas viajaram por vários países como: França, Cabo Verde, República Dominicana e terminou onde?! No Brasil! Mais precisamente na praia da Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.
Em 2001, foi fundada a ABK – Associação Brasileira de Kitesurf, a qual promoveu o primeiro Campeonato Brasileiro do esporte realizado em Araruama, RJ. Os vencedores foram Marcelo Cunha e Daniela Monteiro.
A nível mundial, atualmente, duas instituições estão a frente da organização dos eventos esportivos nas diferentes modalidades do kitesurf:
. International Kiteboarding Association – IKA
. Global Kitesports Association – GKA
O esporte está em uma crescente geométrica e ganha muita popularidade entre entusiastas, esportistas, amantes da natureza e do vento. Para quem curte ou se identifica com atividades ao ar livre, vale conferir:
CURTIU?!
ABAIXO VOCÊ PODE COMPARTILHAR ESSE CONTEÚDO COM MAIS ENTUSIASTAS E AMANTES DO ESPORTE!