(Photo: Gabriel Benetton social media content / Duotone Experience)
As opções e vertentes dentro do kitesurf são muitas, e para todos os gostos.
Uma das modalidades ascendentes dentro do esporte é o Strapless Freestyle. E com esse crescimento e evolução, surgem os novos talentos.
O Strapless Freestyle é a modalidade na qual o velejador utiliza uma prancha direcional, bem similar as pranchas de surf (wave), sem alças, e desenvolve manobras aéreas. Uma mescla interessante entre movimentos do kitesurf, skate e do surf que resulta em um show í parte!
O grande percursor dostrapless freestyle na cena mundial do esporte é o atleta cabo-verdiano Mitu Monteiro, uma lenda, até hoje na ativa e que segue dando um show nas competições internacionais.
(Rider Mitu Monteiro / Mitu Monteiro social media image content/ photo: @matt_georges)
Recentemente, no campeonato Estação dos Ventos, organizado pelo P5 Kitehouse na Praia do Futuro, em Fortaleza, Ceará, o destaque na modalidade foi o jovem atleta Gabriel Benetton. Aos 16 anos, com muito talento, o rider de Itanhaém, no litoral de São Paulo, levou a performance do Strapless lá pra cima e subiu no topo do pódio.
Focado na evolução das manobras e com grandes objetivos pela frente, o atleta fala um pouquinho aonde quer chegar! Confere o vídeo:
Atualmente, o Brasil está no topo do ranking mundial da modalidade!
Neste ano, rolou o GKA Distance Battle 2020 (confira AQUI), campeonato mundial virtual organizado pela Global Kitesports ASsociation (GKA). E o grande campeão é brazuca, o big rider Pedro Matos. Ele também é o atual campeão brasileiro da modalidade e ídolo e exemplo para essa nova geração que está surgindo.
Confira o bate-papo que rolou com o Pedrinho durante a LKB LIVE#12: