(rider Marco Aurélio /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Ontem (12), foi o 4º e penúltimo dia de competição do SERTí•ES KITESURF. Um dia de bons ventos e muita disputa nos 127km percorridos entre o Pecém e a Praia de Icaraizinho, no Ceará. Agora, é rumo ao ‘Grand Finale’ na Praia do Preá!
E como o dia também foi das CRIANÇAS, o ‘mascote’ da turma Kauan Esmerino, cearense nascido no Preá, comemorou e esbanjou técnica e talento nos ventos fortes do trajeto.
‘Minha maior dificuldade é o psicológico e o físico. É difícil controlar o kite. Mas estou gostando muito da prova. Quero ser sim campeão mundial de freestyle, não tenho tantas ondas perto de casa, mas vou treinar bastante. A ajuda do Renato foi importante para mim. Foi um Dia das Crianças muito legal.’
(rider Kauan /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Com os bons ventos soprando, o cearense Yaron Moura, que não conseguiu completar a etapa anterior, voou ao longo dos 127km da etapa e completou o trajeto em 1º lugar com o tempo de 2h39m59s. Na sequência, o rider Jailson Sena chegou na 2ª colocação com o tempo de 2h44m19s, seguido pelo potiguar Marcos Aurélio Nunes em 3º colocado com o tempo de 2h46m36s. Uma diferença incrível de apenas 6m34s entre os três.
Líder na Elite geral, o rider Reno Romeu perdeu a linha de chegada e precisou retornar para completar a etapa – apesar do susto, ficou em sétimo na etapa.
‘Eu vim com sangue nos olhos pra tentar recuperar o tempo que perdi ontem, sabia que tinha que dar meu melhor hoje. Eu faço viagens de kite aqui e conheço bem essa região. E amanhã a prova termina em casa pra mim, será mais um dia de muito vento e eu espero vencer de novo!’
(rider Yaron Moura /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
No feminino, Gabriela Reynard viveu emoção semelhante. Também ficou pelo caminho no terceiro dia, mas desta vez, usou muito bem o conhecimento da região e superou Marcela Witt na 4ª etapa, concluindo o trajeto em 3h25m45s. A carioca, no entanto, lidera mais de duas horas í frente da rival na classificação geral.
‘Foi o máximo, 130 quilômetros de downwind com muito vento, numa região que eu conheço bem, venci mais uma vez. Pena que eu abandonei a terceira etapa, assim não estou na frente. Ainda estou me acostumando a essa coisa de rally. E amanhã termino em casa.’
(rider Gabi Reynard /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
CLASSIFICAÇÃO GERAL DA ELITE
MASCULINO
1. Reno Romeu (RJ) 10h25min20
2. Francisco Dionatan (CE) 10h40min28
3. Marcos Aurélio Nunes (RN) 11min03s52
4. Jailson Sena (CE) 11h13min51
5. Arthur Veloso (PB) 11h20min42
FEMININO
1. Marcela Witt (RJ) 14h06min18
2. Gabriela Reynard (SP) 16h05min37
3. Paula Netto (RS) 19h31min16
(líder da elite rider Reno Romeu /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Na Adventure, vitória do paulista Caio Gutierrez Thomaz, seguido pelo também paulista Marcos Botelho e pelo baiano Gustavo Foester, que lidera no geral da categoria. No feminino, Nathalia Martino ampliou sua vantagem na geral com mais uma vitória.
Na Master, o capixaba Fernando Giestas ficou mais próximo do título com o segundo lugar no dia – o mais rápido foi o carioca Bruno Graça Melo. E com destaque para a quinta posição de Denise Hajjar, única mulher da categoria.
(comemoração do Caio Gutierrez /photo: Thiago Diz /Sertões Kitesurf image content)
CLASSIFICAÇíO GERAL ADVENTURE
MASCULINO
1. Gustavo Foester (BA) 7h38min15
2. Pedro Hajjar Roschmann (SP) 7h51m48s
3. Caio Gutierrez Thomaz (SP) 7h58m31s
4. Marcos Botelho (SP) 8h15m26s
5. Eduardo Botelho (SP) 8h36m34s
FEMININO
1. Nathalia Martino (SP) 8h03min43
2. Maria Fernanda Seadi (SP) a 3h21min17
3. Paula Hastrup (ARG) a 3h49min42
CLASSIFICAÇíO GERAL MASTER
1. Fernando Giestas (ES) 7h41min12
2. Bruno Graça Melo (RJ) a 1h1y6min35
3. Luís Haas (SC) a 1h22min13
4. Vitor Manuel de Souza (POR) a 1h25min04
5. Denise Hajjar (SP) a 1h42min02
(Sorriso no rosto da rider Denise Hajjar /photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
CONFIRA O DIA 4 DO SERTí•ES KITESURF
(Sertões YouTube channel content)
E HOJE (13), começa o último dia do SERTí•ES KITESURF!
Para o quinto e último dia de competição, o trajeto será de Icaraizinho até a Praia do Preá, com um percurso total de 92km.
Todas as categorias largam juntas e assim passam pelo check point/time target 1, na Praia de Almofala, em Itarema.
Adventure e Master saem da água na Praia de Arpoeiras, em Acaraú e as duas categorias retornam no terceiro check point (Praia da Barrinha, também em Acaraú), a 12km da última bóia, justamente para que todos tenham o privilégio de cruzar a última boia do primeiro Sertões Kitesurf!
QUEM SERÁ O CAMPEÃO E A CAMPEÃ DO SERTÕES KITESURF 2021!??
Hoje teremos essa resposta!
Veja mais:
sertõeskitesurf.com.br
Acompanhe:
@sertoes.kitesurf
(rumo ao Preá /photo: Thiago Diz /Sertões Kitesurf image content)