OS DIFERENTES TIPOS DE PRANCHAS NO KITESURF

 
(Photo: Carlos Mario social media content / photo: @helyas_)

Existem diversas modalidades na prática do Kitesurf e, para cada uma delas, há um diferente tipo de prancha!

São vários os modelosformatos e finalidades.
Tem gente que gosta de água flat para praticar manobras, outros preferem velocidade e performance e os adeptos do surf, normalmente, preferem as ondas. Uma diversidade de opções que encanta os praticantes do Kitesurf, basta o vento soprar!

Depois de aprender o esporte, o praticante pode desbravar esse mundo, provando um pouquinho de cada ou ‘indo a fundo’ em uma modalidade até chegar na alta performance. O interessante é que sempre dá para aprender algo novo!

Ainda não pratica o Kitesurf?!
Entãoo confere aqui COMO APRENDER O KITESURF.

(Rider: Mikaili Sol/ photo: GKA image content /photo: @romantsovaphoto)

DIFERENTES TIPOS DE PRANCHAS NO KITESURF

. Pranchas Bidirecionais (Twintip Board): 

As pranchas bidirecionais são aquelas com as ‘duas metades’ idênticas, bem similar às pranchas de wakeboard. São bidirecionais porque basta o praticante trocar ‘a base’ (postura do corpo) para velejar para ambos os lados, esquerdo e direito.

Majoritariamente, são os modelos mais utilizados para o ensino do kite e primeiro contato com o esporte.

As pranchas bidirecionais podem ter tamanhos, características e especificações de projetos diferentes. Essas variações como rocker (curvatura), borda, tamanho e quilhas estão ligados a performance para atividades específicas: manobras, downwinds, saltos, etc.

Podem ser utilizadas com alças (straps) ou com botas, dependendo da finalidade / modalidade.

(Photo: Reno Romeu social media content / photo: Mario Entero)
. Pranchas de wave/surf:
As pranchas de wave são, basicamente, similares as utilizadas no surf. São pranchas direcionais (nose e rabeta), projetadas para o Kitewave (kite nas ondas) e Strapless Freestyle (manobras sem alças). Muitos praticantes também curtem esse tipo de prancha para fazer um velejo simples (freeride) e até downwinds (travessias a favor do vento).
As pranchas de wave podem ter tamanhos, caracterésticas e especificações de projetos diferentes de acordo com a modalidade e objetivo de performance. Também podem ser utilizadas com ou sem alças (strapless), dependendo da finalidade.
 
(Photo: Marcelo Paraizo social media content / photo: Jean Patrick)
. Pranchas Hydrofoil:
 
As pranchas hydrofoil são direcionais (nose e rabeta) e contam com um set (conjunto) de mastro, fuselagem, asa e estabilizador, localizado na parte de baixo da prancha. Esse sistema de hydrofoil permite que a prancha saia da água e o velejo seja apenas com o foil submerso.

Uma verdadeira sensação de ‘tapete voador’!
 
As pranchas hydrofoil podem ter tamanhos, características e especificações de projetos diferentes de acordo com a modalidade e objetivo de performance, assim como o conjunto de foil utilizado. Elas também podem ser utilizadas com ou sem alças, dependendo da finalidade.
 
A entrada do hydrofoil no mercado de board sports em geral (kite, surf, wind, wake, etc) revolucionou e ampliou as possibilidades. O foil é uma ferramenta que viabiliza a prática dos esportes em condições adversas; o surf foil não precisa daquela onda cheia de energia, o wake foil não precisa de um motor super potente, e o wind foil e o kite podem ser praticados em ventos mais brandos.
 
CURIOSIDADE: esse tipo de prancha estará presente nas Olimpíadas de 2024, na classe denominada Formula Kite – veja mais AQUI.
(Photo: Kitesurf Ilhabela social media content)
. Skinboards:
 
As skinboards são pranchas direcionais (nose e rabeta), geralmente fabricadas em epoxi resinado ou madeira. São menos populares entre os kitesurfistas, mas há quem curta ‘tirar uma onda’ com elas.
 
São mais utilizadas como wake skate permitindo flips e manobras mais rápidas e curtas. A prática é feita sem alças.
(photo: Kristina YouTube channel image content)
. Pranchas de Speed:
 
As pranchas de speed são direcionais (nose e rabeta), projetadas para alta performance em top speed (atingir alta velocidade). São pranchas bem especí­ficas, pouco comerciais e utilizadas em sua maioria para treinos e competições de atletas focados nesta modalidade.
(Photo: Greg Beneteau / Salt&Speed image content)
. Pranchas de regata / race:
 
As pranchas de regata, também conhecidas como ‘regateiras’, são direcionais (nose e rabeta), desenvolvidas para alta performance durante regatas (corridas). Também são bem especí­ficas e pouco comerciais, geralmente utilizadas por kitesurfistas focados em performance na modalidade.
 
São pranchas grandes, utilizadas com alças e grandes quilha
(Photo: KTA Race image content / photo: Alexandru Baranescu)

Tem prancha de tudo quanto é jeito!

E é muito interessante e divertido experimentar cada uma delas. A única coisa que não pode faltar é o vento!
 
 
CURTIU?!
ABAIXO VOCÊ PODE COMPARTILHAR ESSE CONTEÚDO COM MAIS ENTUSIASTAS E AMANTES DO ESPORTE!

FIQUE LIGADO!

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NEWS E CONTEÚDOS MAIS ATUAIS DA CENA DO KITE.