(Photo: @socorrovreis social media image content)
Neste início de dezembro, a Formula Kite, futura classe olímpica do kitesurf, esteve presente na tradicional Copa Brasil de Vela 2020 e no Campeonato Panamericano de Formula Kite (não são os Jogos Panamericanos).
A VIII Copa Brasil de Vela aconteceu na famosa raia da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, entre os dias 1 e 6 de dezembro, e contou com a Formula Kite como uma das classes disputadas, já que a modalidade entrou para o Ciclo Olímpico 2020-24.
(Photo: @socorrovreis social media image content)
No total, a classe contou com a presença de 7 atletas brasileiros, com destaque para os maranhenses que predominaram no topo do pódio: Bruno Lobo, primeiro colocado na classificação geral, Socorro Reis, primeira colocada no Feminino e Bruno Lima, primeiro colocado na categoria Sub 23 e segundo colocado da geral.
‘O kite entrando no ciclo Olímpico para 2024, realmente já está integrando a seleção de Vela. Foi bem legal o local das regatas, uma raia bem técnica, muita tática e a equipe do maranhão fez um bom trabalho. Obrigado a todos que me apoiam e vamos sempre em busca da melhor performance!’
(CBVela YouTube Channel content)
Bruno Lobo, também atual medalhista de ouro nos Jogos Panamericanos 2019 na Formula Kite, fala sobre a luta pelo sonho da medalha olímpica e reflete sobre o posicionamento do Brasil e o futuro olímpico da classe:
‘Realmente o kitesurf está evoluindo e crescendo no mundo todo. As flotilhas estão se organizando e se preparando para esse formato olímpico, que é um revezamento em dupla.
É um passo super importante o Kite integrar a seleção de vela do Brasil. Mas, aqui na América como um todo, estamos um ‘passo atrás’, principalmente, da Europa.
Precisamos trabalhar e focar nisso, difundir e fomentar mais o esporte. Mais brasileiros competindo, homens e mulheres, representando a classe e o Brasil. Vamos trabalhar e brigar pela medalha!’
Ao terminar a Copa Brasil de Vela, Bruno Lobo e Socorro Reis foram para Puerto Velero, na Colômbia, para disputar o Campeonato Panamericano de Formula Kite, que aconteceu entre os dias 7 e 11 de dezembro.
Os nossos atletas representaram muito bem o Brasil!
Bruno Lobo ficou em primeiro colocado no individual, Socorro Reis em terceira colocada no individual e, Bruno e Socorro – a ‘DUPLA DINí‚MICA!‘ – ficaram com a primeira colocação da prova em equipe. Este formato de revezamento em dupla é o definido para representar a classe FK nas Olimpíadas de Paris, em 2024.
(Photo: @socorrovreis social media image content)
A atleta Socorro dos Reis, nossa Socorrinho, contou um pouco da sua experiência emocionante e do aprendizado durante a sua participação no campeonato internacional.
‘Panamericano de Kitesurf na Colômbia, evento desafiador e de grande evolução pra mim no esporte!
Foram 5 dias de competição, 5 dias individual e 4 dias em dupla com Bruno Lobo, revezamento misto, modalidade para olimpíadas de 2024 na França. Segundo e terceiro dias me envolvi em enroscos com o Canadense, o que me fez perder 5 regatas. Tendo danificado meus kites 9m e 11m, ficando sem kite adequado pra competir já que os dias foram de ventos fortes com rajadas de 32knos, tive que entrar de kite 15m nessas condições, perdi peformance com isso e me prejudiquei na somatória final do individual.
Nos Dois últimos dias com kite 11m reparado, consegui correr melhor, ficando em segundo lugar todas as regatas do individual e conseguindo segurar o primeiro lugar no misto com Bruno. Primeira vez que competi em dupla e foi muito bom pra nós dois! Pensar em equipe, correr em equipe, é um desafio completamente diferente já que são duas cabeças diferentes porém correndo atrás de um objetivo em comum, foi dinâmico e gostei bastante, vamos trabalhar mais nesse modelo, nosso resultado foi muito bom e nos entendemos muito bem em água apesar de ter sido a primeira vez. Vamos treinar mais nessas condições, quero estar completamente preparada fisicamente e psicologicamente para os próximos desafios.
No final de tudo agradeço, a Deus pela oportunidade de fazer o que amo, agradeço por mais essa experiência e pela bagagem que carrego a cada campeonato que participo. Volto pra casa com sede… sede de evolução, sede de aprendizado, sede no meu objetivo e mais foco ainda, sempre carregando comigo o lema: “Tudo é possível, basta ter foco, perseverança e fé.” Agradeço a todos que torcem e acreditam em mim e prometo sempre dar meu melhor!’
PARABÉNS A TODOS OS ATLETAS QUE ESTíO REPRESENTANDO O NOSSO ESPORTE O BRASIL!
(Photo: @socorrovreis social media image content)