(Photo: Evolutionature image content)
‘Evolutionature – O esporte como evolução’ traz histórias de vida e transformação através do foco no esporte.
Com sinergia junto ao objetivo macro da Local Kiteboarding, em fomentar e desenvolver o esporte, fomos bater um papo com o Gustavo Duarte, empreendedor, atleta e idealizador do projeto.
(Photo: Evolutionature image content)
Confira a entrevista na íntegra:
SOBRE O GUSTAVO DUARTE
. LKB: Gustavo, nessa construção como ‘pessoa’, o que você considera que veio primeiro: o atleta, o empreendedor ou o apaixonado por cultura e arte?
Gustavo: Então, o que me deparei primeiro foi com uma pessoa completamente desestruturada. Impossível não encaixar esta fase como marco inicial em minha trajetória. O esporte chegou depois, apesar de gostar desde a infância, e estar em contato, praticando o tempo todo diversas modalidades em minha adolescência.
Lembro-me que não gostava de futebol quando criança, e o primeiro esporte que obtive progresso foi o skate. Com o passar do tempo vi que a prática esportiva estava ligada diretamente com a minha auto superação. O skate, por exemplo, me ajudou a emagrecer e a obter um bom preparo físico, depois, outras modalidades, a atmosfera esportiva presente no meu estilo de vida, ajudaram-me a superar desafios que sozinho jamais conseguiria. A partir deste último momento, surge a figura do atleta, fase que influenciou fortemente os primeiros trabalhos da Urbanature e, que hoje, traça todo o nosso posicionamento audiovisual no mercado do cinema e do esporte.
O empreendedorismo estava comigo desde sempre, como se revestido de falta de prática, e quando consolidei a visão da minha empresa, vi que seria necessário desbravar novos caminhos e quiçá inventar a roda. Foi o que eu fiz. Na atualidade a Urbanature Filme & Arte é responsável por oferecer os melhores serviços em hospitalidade e produções audiovisuais de São Paulo, integrando todo o mix de serviços que oferecemos. E para o mercado, consolidamos um modelo de negócio inovador, com propósitos intimamente ligados í informação, cultura e arte.
. LKB: Curiosidade! Quais os Top 3 esportes para o Gustavo hoje em dia?
Gustavo: Calistenia, Corrida e Quickboxing!
. LKB: Já falando um pouquinho sobre kitesurf, você é praticante do esporte? Tem vontade ou curiosidade de aprender? Que elementos te despertam mais essa vontade?
Gustavo: Fiquei mais próximo ao Kitesurf quando gravei o Documentário Evolutionature, que através do Diego Caiçara, atleta, aprendi um pouco sobre o universo dessa modalidade… Ar espeito dos atletas, lugares e praias, equipamentos, marcas e modalidades em geral. Entretanto, pretendo com certeza aprofundar minhas práticas no Kitesurf em um futuro bem próximo.
. LKB: Como você lida com o dia a dia ‘corrido’ em uma capital como São Paulo e qual a importância do esporte para esse equilíbrio?
Gustavo: Viver em São Paulo já pode ser considerado um esporte. Exige do físico, do mental e emocional. Para que eu consiga manter um fluxo legal de trabalho e um estilo de vida de qualidade, eu radicalmente erradico o estresse do meu dia a dia, através de uma boa alimentação, do esporte e da meditação, que acaba influenciando positivamente em toda minha rotina. O estresse acaba roubando sua criatividade e energia, e te faz ficar com uma sensação de cansaço o dia inteiro. Portanto, levar um estilo de vida leve e saudável é extremamente importante para uma pessoa que almeja viver aqui em São Paulo, equilibradamente.
(Photo: Evolutionature image content)
SOBRE A URBANATURE FILME E ARTE
. LKB: Quando surgiu a ideia da Urbanature Filme & Arte? O que te motivou a realizar esse sonho?
Gustavo: A ideia da Urbanature, inicialmente, era o escopo de um centro de desenvolvimento pessoal, porém ainda sem forma, sem estilo, sem definição. Quando fiquei decidido sobre qual segmento iria desenvolver meus serviços, a forma da Urban se consolidou. Cada segmento nosso: A hotelaria, a produtora audiovisual e a galeria, expressam uma parte dos nossos valores e princípios institucionais, colocando em prática nosso propósito e moldando o que somos hoje. A Urbanature, atualmente, tem um modelo de negócio que abrange diferentes segmentos de mercado, conseguindo, com sucesso e inovação, a sinergia entre eles.
A grande motivação é: ‘Ou eu faço o que eu faço, ou nem levanto da cama.’
. LKB: Como nasceu a Urbanature Filme e Arte, o primeiro serviço: hostel, produtora, assessoria para atletas ou outro? E como foi a evolução cronológica deste quadro de serviços?
Gustavo: Iniciei como Gustavo Rezende Photo, me posicionando como fotógrafo profissional de esportes radicais e Crossfit. Enxergava potencial nestes dois mercados há cinco anos atrás. Foram segmentos que estavam em ascensão e que movimentou grande parte de outros mercados, e um deles foi o audiovisual. O Cross com uma pegada mais comercial e recorrente, o esporte radical eu apostava na galeria e projetos independentes.
Para que se compreenda toda a estruturação da Urbanature cronologicamente, é necessário entender que a ideia estava consolidada em minha consciência e cada segmento da empresa surgiu em momentos e circunstâncias diferentes. Primeiro a fotografia publicitária e a galeria de obras fotográficas, depois a produtora e por final o hotel.
O serviço de assessoria para atletas surgiu com os esportes alternativos quando, em uma fase de transição da fotografia para a produtora, eu resolvi patrocinar alguns atletas amadores, emergentes no universo esportivo, nas modalidades de triatlo e paraglider, auxiliando-os no desenvolvimento comercial e no posicionamento da sua imagem como atleta, através de um serviço especializado, que oferece todo o suporte de estruturação de marca pessoal e comunicação entre eles e o mercado em geral. Na época obtive sucesso com os cases, trazendo para a Urbanature clientes como Mormaii e R2L.
. LKB: Qual o escopo de serviços oferecidos pela Urbanature Filme e Arte atualmente?
Gustavo: Atualmente nos posicionamos oferecendo excelência em hospitalidade e soluções audiovisuais. Em nossas unidades é possível pernoitar em acomodações extremamente confortáveis, alugar um estúdio para fotografia e vídeo, e também locar qualquer espaço da casa para produções audiovisuais.
Em nossa primeira unidade estão expostas minhas obras fotográficas por toda a casa, obras estas que estão disponíveis para venda no e-commerce em nosso site.
A produtora se consolidou no mercado cinematográfico e fashion, com o lançamento do meu primeiro longa metragem, Evolutionature ”“ o esporte como evolução, um documentário com linguagem documental, cinematográfica e publicitária. Hoje focamos em produção de filmes independentes e trabalhos publicitários no segmento de moda esportiva em geral.
. LKB: Existe um pré-requisito ‘fundamental’ para fazer parte de um projeto da Urbanature?
Gustavo: A relação interpessoal entre todos que participaram e participam da empresa é de fraternidade, onde todos se preocupam com todos e todos se preocupam com a empresa, ajudando a manter a sintonia e fluxo dinâmico dos nossos processos, seja em projetos singulares, ou dentro de nossos setores.
A Urbanature tornou-se uma corporação familiar e independente. Essa cultura também levamos para nossos projetos, selecionando pessoas e organizações que apresentam entrosamento com este tipo de profissionalismo, demonstrando-se comprometidas com os processos de trabalho, e determinadas a uma constante evolução. Um exemplo prático são as relações a longo prazo com nossos clientes, parceiros, fornecedores, atletas, e todos que estão mapeados em nosso Target, de maneira a garantir sempre o sucesso de nossos projetos e a alta qualidade do nosso profissionalismo.
. LKB: Para quem quiser conhecer e saber mais sobre a Urbanature, onde pode buscar informação e vivenciar a essência da empresa?
Gustavo: Estamos localizados no Brooklin, zona sul de São Paulo, ao lado das principais avenidas corporativas da cidade, como: Faria Lima, Berrini e Santo amaro, e dos bairros: Vila Olímpia, Itaim bibi, Moema e a dois quilômetro do aeroporto de congonhas. Todas as nossas informações detalhadas de localização, disponibilidade de hospedagens, produções audiovisuais e nossa loja, estão em nosso site e redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube.
VISITE: URBANATUREFILMEARTE.COM
Conecte-se:
@urbanaturehotel
Urbanature Filme
(Photo: Evolutionature image content)
SOBRE O PROJETO EVOLUTIONATURE
. LKB: No documentário Evolutionature realizado pela Urbanature Filme e Arte, você mostra o esporte como evolução, como ele transformou e pode transformar a vida das pessoas. Você como diretor e produtor do projeto, qual foi a emoção envolvida para a criação deste longa metragem?
Gustavo: Desde que fundei a produtora eu tinha como verdade que: Para se ter uma produtora é necessário ter um longa metragem. Essa máxima me levou a planejar todo o filme. Ele em si foi uma superação para o meu profissionalismo, filme o qual, hoje, posiciona fielmente o nosso padrão de qualidade e linguagem audiovisual.
Dediquei toda a empresa ao projeto. Fui produtor geral, roteirista, diretor, fotografia, e ainda montei e editei todo o material. Isso me alavancou em todo o fluxo de trabalho da produtora, e também possibilitou o nascimento da minha identidade cinematográfica, que pretendo, agora, desenvolver e lapidar ainda mais nos próximos anos.
Termino dizendo, portanto, que a motivação envolvida era o próprio desafio de realizar um grande projeto, que resumiria e consolidaria uma fase inteira da produtora. Quem assiste se depara com muita adrenalina, superação, raça, e muita força, resultantes de histórias e depoimentos emocionantes de grandes e verdadeiros atletas.
. LKB: Ao se deparar com o Diego Caiçara, em Ilhabela, e escutar sobre o Kitesurf, qual a sua visão em relação ao potencial do esporte?
Gustavo: Pra falar do potencial do kitesurf, precisamos falar um pouco do mercado esportivo: O mercado de aventura e esportes alternativos tem crescido exponencialmente no Brasil nos últimos 10 anos, onde a onda do skate e do surf foram as primeiras a se sobressaírem.
‘O perfil da indústria do esporte de aventura mudou de vez. Se antes as empresas que exploravam esse nicho de mercado, trabalhavam de forma improvisada e quase que artesanal, hoje vê-se pesos pesados da economia se aventurando em um setor que não para de crescer. Basta notar que, hoje, gigantes como a montadora Fiat, as fabricantes de artigos esportivos Timberland e Try On, a empresa de bicicletas Caloi e outros ícones do capitalismo se renderam aos encantos desse nicho. Todas elas partem em busca de um mercado que, no Brasil, movimenta US$ 300 milhões por ano e cresce a uma média de 25% ao ano.’
‘O Brasil, definitivamente, entrou no mapa entre os principais mercados de esportes de aventura. Prova disso é que a revista americana Outside, a bíblia dos praticantes de modalidades radicais nos EUA, com 2 milhões de assinantes, desembarcou no País. Publicada pela editora Rocky Mountain, de Carlos Alzugaray, diretor executivo da Editora Três, ela já está na sua quarta edição. Com tiragem mensal de 40 mil exemplares, rapidamente ganhou destaque no mercado editorial brasileiro. As reportagens abordam o estilo de vida da turma afeita í adrenalina. O Brasil é o terceiro país a receber a permissão de publicar a Outside, diz Débora Liotti, diretora de negócios da revista. Batizada, por aqui, de Go Outside, ela terá um estande na Adventure Sports Fair com a organização de palestras com grandes esportistas do Brasil. A idéia é fortalecer o slogan da publicação: Nós buscamos desafios. E você?’
Compreendendo isto, conseguimos mensurar o crescimento do kitesurf, juntamente com a onda dos esportes radicais, e isso significa: Maior monetização do setor, aumento do turismo, surgimento de novas marcas, serviços e produtos, e isso resulta em: Aquecimento do mercado publicitário para um novo nicho do esporte, e finaliza com mais atletas sendo patrocinados, mais eventos e competições sendo organizadas, mais especializações e desenvolvimento do turismo para estes tipos de modalidades esportivas e particularmente, vejo um reflexo desta expansão a cada dia e acredito ser a Urbanature um exemplo da expansão deste universo.
(Photo: Evolutionature image content)
. LKB: Alguns dos melhores atletas do mundo de kite são brasileiros, aliás, o Brasil é ‘Havaí do Kitesurf’ no que diz respeito í s condições naturais. A assessoria para atletas pode ajudar no desenvolvimento de carreira e até profissionalizar o segmento como um todo?
Gustavo: Pode ter certeza. Eu Conheço poucas agências especializadas neste tipo de assessoria para atletas. O que acontece é que, normalmente agências de publicidade que oferecem este tipo de serviço, nem sempre são especializadas e não oferecem uma estrutura centralizada para oferecer todos os serviços e conhecimentos técnicos necessários, acabando por terceirizar serviços importantes contidos nos processos da assessoria, tornando o preço muitas vezes inacessível, principalmente para atletas em ascensão. Aqui desenvolvemos um controle geral e especializado para evoluir todas as principais variáveis que determinam o sucesso profissional de um atleta.
. LKB: Que serviços exatamente a Urbanature oferece para as demandas e necessidades dos atletas?
Gustavo: A assessoria para atletas abrange toda a formação da identidade pública do atleta e sua comunicação com o mercado esportivo. Na prática traduz-se em criação de mídia kit, assessoria de imprensa, produção de toda demanda audiovisual, como: Entrevistas, comerciais, releases, práticas, shootings, filmes, estruturação dos processos de comunicação, e posteriormente no gerenciamento da prospecção de parceiros e patrocinadores, garantindo toda a organização e produção resultante da demanda dos trabalhos publicitários, que surgirão dos novos relacionamentos com as marcas.
Além do planejamento, relação pública, e estrutura audiovisual, oferecemos também oportunidades de empreender em projetos e oportunidades de negócios independentes da Urbanature.
. LKB: Como você enxerga a importância de marcas e empresas apoiarem os diversos segmentos esportivos e seus respectivos atletas? O que isso pode mudar?
Gustavo: Acredito que essa é uma das relações comerciais que mais alavancam a carreira de atletas em todo o mundo. Marcas e organizações tem a obrigação de patrocinar e oferecer condições para o desenvolvimento do mercado esportivo através do patrocínio. As relações entre marcas e atletas estreitaram-se na medida em que a tecnologia e o avanço dos mercados se expandiram. As redes sociais é o exemplo mais simples e claro, das novas estratégias de comunicação usadas pelas marcas, e como a figura pública por detrás do atleta se encaixa em todo este novo universo da comunicação.
. LKB: Tem mais novidades focadas no esporte vindo por aí? O kitesurf fará parte de mais planos futuros?
Gustavo: O esporte fez parte de uma importante fase da Urbanature. Traçou profundamente os caminhos e diretrizes das nossas iniciativas e é a base dos princípios da empresa. As novidades no esporte agora virão í nível publicitário e iniciaremos uma nova fase de produções audiovisuais, explorando ainda mais nosso nicho. Iremos focar agora, nesse ano de 2021 no mercado fashion, abarcando toda a produção de moda esportiva. O kitesurf com certeza faz parte dos esportes que iremos apostar nossas fichas!
Confira na íntegra o documentário Evolutionature – O esporte como evolução:
(Urbanature Filme YouTube channel content)