(Photo: @cunhakite social media image content / photo: @paradizess )
Ontem (01/03), a cidade do Rio de Janeiro comemorou seu aniversário de 456 anos e nos fez recordar que tem muito Kitesurf na sua história!
Lá nos anos 2000, o primeiro circuito mundial de kitesurf da história foi criado: Kiteboard Pro World Tour – KPWT. Foram disputadas 6 etapas ao redor do mundo e a última etapa, que coroou os campeões do tour, foi na Praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O francês Christopher Tasti e a neo-zelandesa Stephanie Gamble se tornam os primeiros campeões mundiais do circuito em solo carioca!
No ano seguinte (2001), o KPWT é mais uma vez finalizado com a última etapa na Praia da Barra, Rio De Janeiro, e este evento reforçou o potencial feminino no esporte.
Para quem quiser conferir, encontramos esse documentário sobre o KPWT 2002. Um resumo de todas as etapas, finalizando no Rio de Janeiro.
(imineo Documentaires YouTube channel content)
Após a chegada do evento mundial, em 2001, foi fundada a Associação Brasileira de Kitesurf – ABK, que promoveu o primeiro Campeonato Brasileiro de Kitesurf, realizado em Araruama, RJ. Os vencedores desse evento foram o carioca Marcelo Cunha e a gaúcha Daniela Monteiro, onde tornaram-se os primeiros campeões brasileiros do esporte.
Nos anos seguintes, o BOOM! do esporte foi imenso!
Em 2002, a empresa de telecomunicações OI investiu no esporte e criou o circuito brasileiro: OI Kite Surf Pro. Este tour nacional chegou a ser o maior e mais completo circuito de kitesurf do mundo.
Neste primeiro ano de OI Kite Surf Pro, o carioca Marcelo Cunha foi novamente campeão e um novo talento despontava, a carioca Carol Freitas tornou-se campeã em 2002 e depois somou uma quantidade incrível de títulos nacionais e internacionais (só de títulos brasileiros são 13!)
Etapa OI Kite Surf 2007 na Barra da Tijuca, RJ:
(Felipe Franco YouTube channel content)
O OI Kite Surf Pro contava com a cobertura da SPORTV. Espia esse resumo rápido:
(Kitesurfb YouTube channel content)
Para reforçar esse storm brasileiro no Kite, em 2005 foi criada a Seleção OI de Kitesurf com os 5 melhores do ranking da época. Inicialmente, formada pelos atletas cariocas Marcelo Cunha, Carol Freitas, Reno Romeu ao lado do paulista Guilly Brandão e da catarinense Alexandra Amim.
Atualmente, o Rio de Janeiro segue como um dos pólos e berços de talentos do Kitesurf, com nomes que foram e seguem sendo referência na cena nacional e mundial do esporte, como Pedro Matos, Leo Chines, Sophia Abreu, André Penna, Marcela Witt, Sebastian Ribeiro, Filippe Ferreira, Marcelo Paraizo, entre muitos outros.
Em 2019, a Praia da Barra da Tijuca recebeu o BRASIL KITEWAVE E STRAPLESS PRO (veja mais), Campeonato Brasileiro que contou com a participação de atletas de todo o Brasil.
(Photo: @sophia_abreu social media image content / photo: @pedroknesse)
O Rio de Janeiro conta com boas condições para a prática do kitesurf, além de ótima infraestrutura, como lojas de equipamentos e acessórios, kite centers com aulas, apoio e serviços especializados.
Veja também:
Picos de Kite: Barra da Tijuca – Rio de Janeiro