(Photo de destaque: Brasileiro de Formula Kite / Formula Kite content)
A Praia Brava em Itajaí, Santa Catarina, recebeu o Campeonato Brasileiro de Formula Kite 2019 entre os dias 9 e 11 de novembro.
A competição contou com 23 atletas, vindos de Santa Catarina, Maranhão, Paraíba, São Paulo, Rio de Janeiro e, também, kitesurfistas dos Estados Unidos, Turquia e Argentina.
No primeiro dia de regatas, os atletas entraram na água somente no final do dia, devido a chuva forte e pouco vento, no domingo as regatas foram canceladas. E, na tarde de segunda-feira, a previsão de ventos fortes se confirmou e os kitesurfistas conseguiram entrar na água e garantir boas regatas.
Com vitórias em todas as sete regatas, de sábado e segunda, o atual campeão brasileiro e Pan-americano, Bruno Lobo, levou mais uma vez o título.
“Fico muito feliz em ter conquistado esse quarto título consecutivo, depois de muito esforço em fazer o que amo. Estou focado nas Olimpíadas de 2024 e espero conseguir mais títulos até lá. O esporte tem crescido muito nos últimos anos, por isso foi incluído nos jogos Pan Americanos e com certeza vamos conseguir mais apoio e patrocínios”, destacou o tetracampeão, Bruno.
Na categoria feminina, a maranhense, Maria do Socorro, enfrentou dificuldades para entrar na água, largou atrasada, mas conseguiu recuperar a posição e garantir mais uma vitória na competição.
Confira os resultados das modalidades:
Under 19:
1. Noah Ruaciman – Estados Unidos
2. Bruno Duarte – Brasil
3. Nathan de Souza – Brasil
Master:
1. Federico Aguilar – Argentina
2. Roberto Veiga – Brasil
3. Cláudio Cruz – Brasil
Grand Master:
1. Wilson Veloso ”“ Brasil
2. Ezequiel Balbarrey – Argentina
3. Adrien Seibel – Argentina
Tube:
1. José Marino de Souza – Brasil
2. Gildasio Santos – Brasil
3. Nathan de Souza – Brasil
Feminino:
1. Maria do Socorro – Brasil
2. Bilge Ozturk – Turquia
3. Alessandra Varela – Brasil
Open:
1. Bruno Lobo – Brasil
2. Wilson Veloso – Brasil
3. Noah Ruaciman ”“ Estados Unidos
4. Bruno Duarte – Brasil
5. Federico Aguilar – Argentina
O estado de São Paulo participou com três atletas que surpreenderam com suas participações no evento. Eles “fecharam” o pódio na categoria tubular! Para um dos juízes do Campeonato Brasileiro, Marcelo Gusmão, a competição superou as expectativas.
“Itajaí é referência na vela brasileira e os velejadores gostam daqui. Estamos recebendo cada vez mais apoio das classes para realizar eventos da cidade e na região. Isso é muito bom porque divulga os eventos, os atletas e a região para todo o país”, lembrou Gusmão.
O organizador do evento e kitesurfista, Claudio André, comentou: “Mais uma vez Itajaí superou as expectativas e possibilitou a participação de vários atletas. Fizemos um grande evento, com participação de todos e queremos repetir no próximo ano”.
Agora, vamos ficar de olho no Campeonato Sul Americano de Formula Kite 2019, que se inicia hoje (12/11) e vai até dia 17/11. As “feras do esporte” continuam na Praia Brava para disputar mais um título!