(photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Ontem (11), foi o 3º dia de competição do Sertões Kitesurf. Mais uma etapa desafiadora, com ventos mais fracos e muita técnica envolvida.
A segunda-feira foi de ventos fracos no percurso entre Canoa Quebrada e a Praia de Uruaú, em Beberibe – 60km no total. O que exigiu kites maiores, técnica para essa condição e muito trabalho para avançar.
Perdeu como foi o dia de ontem?!
Confira o 2º DIA DO SERTí•ES KITESURF.
(Dia de pouco vento / photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Um dos prejudicados com as condições desfavoráveis foi justamente o cearense Yaron Souza Moura, que liderou a prova na Elite nos dois primeiros dias. Sem conseguir avançar, acabou saindo do mar após o check-point de Parajuru. A dificuldade tirou vários competidores da etapa.
O rider Reno Romeu conseguiu lidar bem com o cenário do dia para vencer pelo segundo dia consecutivo na Elite e assumir a liderança na classificação geral, terminando o terceiro dia em 1h43m41s. Superou Francisco de Salles Brito, de São Miguel do Gostoso, que mostra a força do kitesurf do Rio Grande do Norte. O cearense Francisco Dionatan, o Chicão, confirmou a constância, com o terceiro lugar – o cearense é só animação no kite ou fora dele.
‘Nos dois primeiros dias o joelho sofreu, hoje foi o braço. Tive de vir bombando muito (movimento para mover o kite e aproveitar melhor o vento). Como se costuma brincar, a prova só termina quando acaba, ainda tem muito velejo pela frente.’
(Rider Reno Romeu photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
No feminino, Marcela Witt se recuperou da penalização da véspera, e venceu na categoria completando a prova em 2h17m14s.
‘Estava muito difícil, especialmente no começo, prestei atenção nos tops e por onde eles passavam e procurei seguir. Velejei com kite grande, prancha bidirecional por causa dos bancos de areia, é uma combinação a que não estou acostumada. A gente perde um pouquinho ali, ganha aqui, mas deu tudo certo.’
(Rider Marcela Witt photo: Gabriel Heusi /Sertões Kitesurf image content)
Na categoria Adventure apenas dois competidores conseguiram completar: vitória de Gustavo Foester, seguido por Eduardo Hargreaves. E na categoria Master apenas, Fernando Giestas, levando a vitória da etapa.
O rider Fernando Fernandes, competidor da categoria Adventure, também teve dificuldades com as condições de vento e mostrou que a vibe positiva e o espírito esportivo prevalecem no evento.
‘Não consegui terminar, logo depois da saída tive de desistir por causa do vento, isso é o rally. Mas só de estar aqui velejando, vivendo tudo isso é uma experiência e tanto, a gente veio para se divertir.’
CONFIRA O DIA 3 DO SERTÕES KITESURF
(Sertões Youtube channel content)
Para o quarto dia de competição, os competidores da Elite devem sair do Porto do Pecém, em São Gonçalo do Amarante rumo í Praia de Icaraizinho, em Amontada. São 127km de navegação no penúltimo trecho do Sertões Kitesurf.
Veja mais:
sertõeskitesurf.com.br
Acompanhe:
@sertoes.kitesurf
(Vibe positiva do rider Fernandn Fernandes /photo: Thiago Diz /Sertões Kitesurf image content)