FORMULA KITE NA COPA BRASIL DE VELA 2021

(photo: LKB content)

Na última semana, entre os dias 11 e 17/10, rolou a Copa Brasil de Vela 2021 em Ilhabela, litoral de São Paulo. A classe olí­mpica do kitesurf – FORMULA KITE, esteve presente nas competições e mostra que tem muito a crescer.

O tradicional evento está em sua 9ª edição e contou com quase 200 atletas inscritos na soma das classes. A Copa Brasil de Vela é organizada e realizada pela CBVELA – Confederação Brasileira de Vela.

E POR FALAR NISSO…
Confira os RESULTADOS DO CAMPEONATO MUNDIAL DE FORMULA KITE 2021 (veja AQUI).

(Competidores da Formula Kite na Copa brasil de Vela 2021 /photo: LKB)

A classe olí­mpica do kitesurf – FORMULA KITE, contou com apenas 4 atletas na raia. Na mesma semana, alguns nomes da FK estavam na Itália competindo o evento mundial e outros não puderam estar presentes.

RESULTADOS: COPA BRASIL DE VELA – FORMULA KITE

1. Bruno Lima – MA
2. Rodrigo Morais – SP
3. José Marino – SP
4. Marcos Rodrigues – SP

‘Fico muito feliz e grato em poder representar o Maranhão em uma das maiores competições de kite do paí­s. Participar da Copa Brasil é sempre um grande desafio e conquistar o tí­tulo esse ano foi resultado de muito trabalho.’comenta.

Bruno Lima, campeão da Formula Kite na Copa Brasil de Vela 2021.

(Pódio Copa Brasil de Vela 2021 – Formula Kite / photo: @paulo.stefani.ihabela)

Um dos atletas mais jovens na cena nacional da classe olí­mpica, Marcos Rodrigues, participou do evento e comenta a importância do ritmo de competição.

‘Saio de mais um campeonato com muita bagagem e experiência, enfrentando todos os tipos de dificuldades, desde de ventos muito fortes e fracos, até quebra de equipamentos. 

Muito importante marcar a presença em mais um evento da classe Fórmula Kite, e concerteza vou mais preparado para a etapa do Brasileiro no Maranhão, que acontece no começo do mês que vem.’
comenta Marcos Rodrigues, 15 anos, promessa jovem da cena da Formula Kite.

(Marcos Rodrigues durante etapa do RDI 2021 /photo: Renato Candusso)

O evento também terminou de definir o Time Brasil que irá para o Mundial da Juventude que acontece em Omã, no iní­cio de dezembro deste ano. O atleta Rodrigo Morais conquistou a vaga da Formula Kite que foi disputada na Copa Brasil de Vela de Praia (veja AQUI) anteriormente em Fortaleza, e será o representante da classe.

‘Muito legal poder participar de mais um evento de Formula Kite e, desta vez, aqui em casa.

Neste momento, é super importante para mim participar das competições da classe e pegar ritmo de prova e ganhar experiência.
Acompanho a cena do esporte lá fora e sei que o ní­vel está altí­ssimo e que o ‘bicho vai pegar’! Então bóra se preparar para dar o meu melhor e representar bem o Brasil!’
– Rodrigo Morais, representante da Formula Kite no Mundial da Juventude.

(Rodriguinho na Copa Brasil de Vela de Praia /photo: CBVELA)


O atleta natural de Ilhabela, José Marino, conhecido na cena do esporte como ‘Borrachudo’, ficou na terceira colocação, comentou sobre as condições técnicas e parabenizou os atletas mais jovens.

‘Um campeonato atí­pico…
Proposta pela organização uma divisão de raia que, na verdade, era mais uma divisão de horário, ao invés de dividir a raia realmente como é feito com outras classes.

Por essa questão, nos dias de ventos leste o horário destinado foi, justamente, o de previsão mais fraca, fazendo com que o campeonato rolasse em condições extremas. Condições extremas de vento fraco, com buracos, e no último dia condições de ventos muito fortes.
Por outro lado, deixou mais desafiadora a competição, além de ter condições muito técnicas por se tratar de duas condições extremas.

Consegui um 3º lugar na competição!
Quero agradecer ao pessoal que me apoia muito: Paula Dombrowsky, UGo Kite e LKB. Quero agradecer também a EVI Grael e ao Harry Finger pela oportunidade de ter um evento desse porte acontecendo em casa. Vamos nos preparar, porque ano que vem tem mais e logo menos já tem a última etapa do RDI 2021.

Todos estão de parabéns pelo desempenho e que venham outros!’
José Marino ‘Borrachudo’, atleta profissional de Formula Kite.

O interesse na Formula Kite está crescendo globalmente com a entrada da classe para os Jogos Olí­mpicos de Paris 2024. Se você é um jovem atleta, amante do kite e do hydrofoil, pode valer a pena manter a FK no seu ‘radar’ e objetivos futuros no esporte.

VEJA MAIS:
COPA BRASIL DE VELA 2021

(José Marino ‘Borrachudo’ /photo: @nereu_goncalves)

NOTÍCIAS

RELACIONADAS

FIQUE LIGADO!

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NEWS E CONTEÚDOS MAIS ATUAIS DA CENA DO KITE.