Redação por Bruno Lobo – Médico Ortopedista e Atleta Olímpico
Colunista LKB Sports
A temporada de ventos 2024 está a todo vapor e com isso todo mundo está doido para fazer aquele velejo com os amigos e outros querendo iniciar no esporte, mas você sabia que é fundamental se prevenir para que uma lesão NÃO lhe tire da água?
Aqui vão algumas dicas e orientações para que você possa minimizar os riscos tanto de uma acidente, assim como de uma lesão por esforço repetitivo e sobrecarga.
O kitesurf assim como outros esportes de prancha como surfe, skate, wakeboard, exigem uma combinação de força, equilíbrio e coordenação.
Grande parte das lesões nesses esportes são traumáticas como contusões e também entorses durante os saltos no momento da aterrisagem.
Há uma necessidade do controle e estabilização articular principalmente dos membros inferiores (quadril, joelho e tornozelo), o ombro está sujeito a lesões principalmente em manobras desconectadas e durante uma eventual queda no solo
Então aí vai a primeira dica: NÃO FAÇA APENAS O KITESURF!
Isso mesmo que você leu! Realizar exercício para fortalecimento da musculatura é fundamental para prevenir lesões e reduzir dores nos tendões e articulações.
Enfoque na musculatura dos membros inferiores e core (grupamento muscular que estabiliza o tronco e pelve) e trabalhos de equilíbrio para que se consiga ter um controle articular e com isso reduzir os riscos de entorses.
Procure um profissional da área que possa lhe orientar nos principais exercícios.
Adianto alguns exercícios que recomendo e ajudam no equilíbrio e propriocepção:
1-Equilíbrio em um pé só
2-Agachamento em superfície instável
3-Fortalecimento de core
4-Prancha de equilíbrio
Fora o fortalecimento é muito importante realizar exercícios DE AQUECIMENTO, MOBILIDADE E ALONGAMENTOS, isso ajuda num maior aporte sanguíneo para os músculos e ativação das unidades motoras, favorecendo uma amplitude de movimento articular maior.
É uma sinalização para seu corpo que você irá realizar um esforço maior.
Priorize o DESCANSO E UMA BOA ALIMENTAÇÃO.
Durante qualquer atividade física de maior demanda microlesões são geradas nos músculos e tendões e é após o exercício que ocorre essa reparação.
Hidratação, aporte proteico e um sono restaurador são fundamentais para que você esteja apto para velejar no dia seguinte e consequentemente menor risco de lesões por sobrecarga (over use) e esforço repetitivo e lembre-se, o álcool sempre atrapalha esse processo, beba com moderação.
E para finalizar, cheque sempre seu material e troque as linhas de forma preventiva em qualquer sinal de desgaste e utilize todo material de segurança (colete, faquinha e capacete), aqui um exemplo de como me protejo no velejo.
Siga essas dicas e bons ventos com muita SAÚDE!
Fonte:
Petersen W, Nickel C, Zantop T, Zernial O. Kite- surfing injuries. A trendy youth sport. Orthopade 2005;34(1):419-25.
van Bergen CJ, Weber RI, Kraal T, Kerkhoffs GM, Haverkamp D. Kitesurf injury trauma evaluation study: A prospective cohort study evaluating kitesurf injuries. World J Orthop. 2020 Apr 18;11(4):243-251. doi: 10.5312/wjo.v11.i4.243. PMID: 32405473; PMCID: PMC7206197.