O WINGFOIL é um esporte relativamente novo, que vem atraindo tanto entusiastas experientes de esportes aquáticos, quanto novatos devido à sua acessibilidade e curva de aprendizado rápida.
INÍCIO DO WINGFOIL
A História do Wingfoil começa com uma ideia e vontade de voar sobre as águas, usando uma vela que pudesse ser segurada nas mãos do velejador.
Em meados da década de 80, começaram algumas tentativas com asas semelhantes às do Windsurf, sendo sustentadas apenas pelas mãos. Com uma asa rígida e pesada, não tiveram muito sucesso.
O peso do equipamento permitia que, no máximo, deslizassem lentamente a prancha sob as águas, sem causar muita emoção e interesse na galera.
O UPGRADE DO WINGFOIL
Foi por volta de 2016/2017, na ilha de Maui, no Havaí, que o ‘atual’ Wingfoil começou a tomar forma. Esse novo esporte tornou-se o que é hoje devido às evoluções e inovações do Kitesurf, que pavimentaram o caminho para o desenvolvimento do Wingfoil. Conheça a História do Kitesurf!!
Allan Cadiz, junto com atletas experientes, e o designer Ken Winner, que já tinha uma vasta experiência no desenvolvimento de produtos para kitesurf e windsurf, tiveram a ideia de criar uma asa inflável leve e fácil de manusear.
Passados alguns testes já em 2018, uniram essa nova asa inflável desenvolvida, junto da evolução do Hydrofoil, que também era feito de materiais mais leves e tinha menos atrito. E deixou de ser um sonho e passou a realidade a sensação única de voar sobre as águas, transformando-se no atual Wingfoil.
Segue nosso podcast com os atletas da atualidade:
‘WINGFOIL NO BRASIL’
O wingfoil tem ganhado força globalmente, tanto em competições quanto no lazer. No Brasil, presente desde 2018, o esporte cresceu especialmente a partir de 2021, com o surgimento da ABWING, e mais competições, escolas especializadas e picos consagrados.
PERSONALIDADES IMPORTANTES PARA O CRESCIMENTO NO BRASIL
No início, figuras icônicas do universo dos watersports, como Dudu Mazzocato, Fernando Novaes ‘Mizo’, Roberto Veiga ‘Pulga’, Kauli Seadi, entre outros, quando estavam no início do Wing, já previam um cenário promissor para o crescimento desse esporte. E vimos que deu certo, porque hoje em dia é um verdadeiro sucesso!!
ENTIDADE DO WINGFOIL
A ABWING – Associação Brasileira de Wing – é responsável pela regulamentação e a organização de eventos e circuitos do esporte no Brasil. Trabalhando em estreita colaboração com a comunidade de velejadores, Wing Centers e escolas especializadas, a ABWING se dedica a promover e estruturar o Wingfoil no país. Nasceu em 2021, e é reconhecida como a entidade máxima do esporte pela Confederação Brasileira de Vela – CBVELA.
No ano de criação, 2021, tivemos o primeiro campeonato brasileiro da história e, nos anos seguintes tivemos um crescimento excepcional. Em 2022, fomos para um circuito nacional com 9 etapas, entre as diferentes modalidades. Em 2023 seguimos com 9 etapas e, para este ano, 2024, vamos para 13 etapas no Circuito Brasileiro! É incrível poder acompanhar esse crescimento, desse esporte que a gente tanto ama!
PRINCIPAIS MODALIDADE DA CLASSE:
- WingFoil Race: famosas ragatas de alta velocidade, mostrando as técnicas e estratégias dos atletas.
- WingFoil Wave: Combina o surf com a vela, permitindo aos praticantes surfar ondas com a ajuda do wing, proporcionando uma experiência única de deslizar sobre as ondas com controle e estilo.
- WingFoil Big Air: Focado em saltos altos e manobras aéreas espetaculares, onde os praticantes buscam alcançar a maior altura possível.
- WingFoil Freestyle: Uma modalidade repleta de adrenalina, onde os praticantes executam manobras aéreas e acrobacias impressionantes, desafiando os limites da criatividade e habilidade.
Segue uma foto referente a modalidade freestyle. De uma olhada nas manobras que rolam nesses
campeonatos. Insano!
O grande atrativo do wingfoil é a possibilidade de velejar com menos vento. Hoje, temos diversos picos em todo o Brasil:
QUER CONFERIR OS MELHORES DESTINOS DE VELEJO?
ACESSE AQUI NOSSO GUIA DE PICOS DE KITE & WING!
Ainda estamos apenas no começo da história do Wingfoil. Muitas novidades e evoluções estão por vir, e continuaremos acompanhando de perto cada passo dessa jornada emocionante!
Para quem curte ou se identifica com atividades ao ar livre, vale conferir:
. MUITOS MOTIVOS PARA APRENDER KITESURF
. JÁ CONHECE A HISTÓRIA DO KITESURF?