PROJETO VIVO

  A maior e mais conceituada ONG de kitesurf do Brasil está em Barra Grande, no litoral do Piauí­. Criada com o objetivo de promover a inclusão social de crianças e adolescentes carentes da praia de Barra Grande, municí­pio de Cajueiro da Praia, no Piauí­, o Projeto Vivo é um importante exemplo de desenvolvimento social em âmbito nacional.   Integrantes do Projeto Vivo e João Bosco, da Kite Escola Paraí­so. Foto: divulgação   Através do esporte, Isabel Lupiaí±ez e João Bosco, fundadores e voluntários da ONG, distanciam as crianças das drogas, criminalidade e prostituição. Além do kitesurf, a instituição faz o acompanhamento e reforço escolar, trabalha com outras atividades esportivas e de entretenimento e, organiza outras atividades em prol da comunidade.   Uma importante conquista da ONG é o jovem Manoel Soares, 16 anos, nativo de Barra Grande. O adolescente tem se destacado na categoria Freestyle e TT:R ”“ Twin Tip Racing. Ainda este ano, o atleta irá para campeonatos internacionais, além de representar o Brasil nos Jogos Olí­mpicos da Juventude, que será realizado em Buenos Aires, Argentina.   Manoel Soares, conhecido como Piçarrinha. Foto: divulgação     “Nossa missão é criar e estimular as perfeitas condições para que, com estudo, disciplina e responsabilidades, ampliem-se os horizontes de suas escolhas para o futuro, seguindo ou não a carreira como atletas”, diz Lupiaí±ez.   Outros jovens também já competiram em eventos internacionais, nacionais e regionais, como exemplo do Guigui Costa e Luis Fernando. A ONG também faz um campeonato próprio com premiação, dando oportunidade a todas as crianças participarem e se divertirem no mês de dezembro.     Na escolinha de férias do projeto social. Foto: divulgação Os veteranos do projeto ensinam os mais jovens a velejar. Foto: divulgação   Atividades interativas de esporte e educação. Foto: divulgação     O Projeto Vivo é um importante vetor de desenvolvimento social no local, mas também um exemplo de reconhecimento dos kitesurfistas brasileiros em âmbito internacional. Ao levar atletas para eventos mundiais, a ONG ganha destaque e incentiva í  criação de outras instituições que trabalhem em prol da comunidade e do esporte de outras regiões.     Para apoiar a causa, acesse: Projeto Vivo. Telefone de contato: (86) 9962-9762.

A HISTÓRIA DO KITESURF

O kitesurf é um esporte que cresce e ganha popularidade entre os amantes e simpatizantes do vento e da natureza. Conheça mais sobre a história do nosso esporte.

LANÇAMENTO DO PORTAL LKB

  No próximo domingo (15), no bar Backyard, na Vila Madalena, São Paulo, a LKB – Local Kiteboarding organizou um lançamento do portal de conteúdo especializado no kite. Na oportunidade, estarão presentes convidados amantes do esporte, sejam praticantes ou admiradores.   O kitesurf é um esporte global, com crescimento em expansão. Limpo, sustentável e inspirador, requer uma consciência coletiva de segurança entre velejadores e simpatizantes. Neste contexto, o propósito é criar um espaço na web para reunir quem curte o kitesurf. O ambiente na web terá troca de informações, muitas dicas de segurança e clí­nicas de kite para todos os públicos, desde os iniciantes até competidores. Além do portal, a empresa irá organizar Clí­nicas de kite para quem já sabe velejar, mas quer aperfeiçoar técnicas de um velejo seguro.     “Temos brasileiros nos principais pódios dos campeonatos mundiais, as melhores condições por todo litoral nacional, dando ênfase ao nordeste, porém um déficit de informação no Brasil. Por isso, criamos um portal para contar tudo o que acontece no mundo do esporte. Ainda neste ano, faremos clí­nicas de kite. Em breve divulgaremos mais informações”, diz Ivan Louro.   A primeira viagem organizada, terá como destino o pequenino litoral do Piauí­, que é imensamente procurado para a prática do esporte, especialmente por turistas estrangeiros europeus. Em Barra Grande, distrito do municí­pio de Cajueiro da Praia, no Piauí­, existem as condições ideais para as dicas de manobras serem colocadas em prática. “A programação da trip também inclui downwinds (velejar de uma praia para outra), além de outras atividades complementares í  prática do esporte”, complementa.